Journal de Dados do PBMB – 03/11/2025

31 Out

Data: 31/10/2025

O próximo journal de dados do Programa de Biologia Molecular e Biotecnologia será apresentando por Yan Aveiro, aluno de Doutorado do Prof. Marcus Oliveira. Título e resumo encontram-se abaixo.

Data: 03/11/2025.
Local: Sala de aula da Pós-graduação em Química Biológica (CCS, Bloco D, subsolo).
Hora: 12h.

Título: Alterações mitocondriais associadas à ativação estéril da imunidade inata em Drosophila melanogaster.

Resumo: A ativação da imunidade inata é um dos principais mecanismos de defesa contra micro-organismos, capaz de reconhecer padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs) e moléculas endógenas liberadas por dano tecidual (DAMPs). Esses processos acionam respostas inflamatórias que possuem elevada demanda energética e provocam alterações mitocondriais. Durante a inflamação, a fosforilação oxidativa (OXPHOS) é frequentemente suprimida, levando ao aumento da glicólise e da produção de lactato, que tem função pró-inflamatória. Apesar de as modificações na fisiologia mitocondrial durante a ativação imune serem amplamente estudadas em mamíferos, elas são pouco compreendidas sob a perspectiva de diferentes tecidos.
Insetos como Drosophila melanogaster representam excelentes modelos para investigar esses mecanismos, pois compartilham vias imunes e metabólicas conservadas com vertebrados, além de apresentarem vantagens práticas, como baixo custo e rápido ciclo de vida. Evidências recentes indicam que a resposta imune nesses organismos altera o metabolismo tecidual, modificando o uso de substratos energéticos e o desempenho fisiológico.
Este projeto tem como objetivo avaliar como a ativação da resposta imune em Drosophila melanogaster afeta o metabolismo mitocondrial em diferentes tecidos. Inicialmente, será estabelecido um modelo de ativação estéril da resposta imune por meio da injeção de Staphylococcus aureus no tórax das moscas. Dados prévios indicam um aumento agudo na expressão de peptídeos antimicrobianos no corpo gorduroso de machos jovens da linhagem W1118 de D. melanogaster. Também observamos que a injeção de S. aureus inativada pelo calor não altera a longevidade das moscas a curto prazo (5 dias). Pretendemos avaliar a atividade motora, a taxa de ingestão de alimento, a permeabilidade da barreira intestinal e a perda de capacidade cognitiva nas moscas injetadas, com o objetivo de definir um modelo adequado para o estudo da bioenergética tecidual durante a ativação estéril da resposta imune.

Carla Ribeiro Polycarpo
Coordenação do Journal de Dados do Programa de Biologia Molecular e Biotecnologia