Publicado em 16/01/2015

Hatisaburo Masuda recebe o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro

No dia 19 de dezembro o Prof. Hatisaburo Masuda do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis recebeu em Sessão Solene do Conselho Universitário o título de Professor Emérito das mãos do Magnífico Reitor da UFRJ Carlos Levi da Conceição.  O Prof. Masuda adentrou o Auditório do Bloco N do CCS acompanhado de sua Comissão de Honra composta pelos Professores Francisco Esteves, Vice-Diretor do NUPEM, Profª. Celuta Sales Alviano, Profª. Titular do IMPPG, Profs. Vivian Rumjanek e José Roberto Meyer Fernandes ambos Profs. Titulares do IBqM e Profª. Rosália Mendes Otero, primeira aluna de Iniciação Científica do Prof. Masuda e hoje Profª. Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCFF).

Em uma cerimônia marcada pela emoção e pela presença maciça de muitos  ex-alunos representantes de várias gerações formadas em seu Laboratório, o Prof. Masuda foi saudado pelo primeiro Doutor por ele formado o agora Prof. Titular do IBqM Leopoldo de Meis, Prof. Pedro Lagerblad de Oliveira. Em seu discurso o Prof. Pedro Oliveira relembrou tanto a trajetória como as características e hábitos do Prof. Masuda, sua enorme capacidade de agregação de pessoas a serviços de várias instituições que ajudou a criar além de seu amor pela pescaria.  O Prof. Oliveira lembrou a todos que contabilizando todos os doutores que Masuda formou na área e aqueles formados por seus ex-alunos chega-se com facilidade a cerca de uma centena de pesquisadores trabalhando na área de Bioquímica de Insetos.

O Prof. Masuda foi também saudado pelo Diretor-Geral do IBqM o Prof. Mário Alberto Silva-Neto, também ex-aluno do Laboratório de Masuda nos anos 90. O Prof. Mário, lembrou as inúmeras atividades de Masuda a serviço do IBqM e da UFRJ, e sua ajuda na formação do grupo de discussão Arthromint que deu origem ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular, coordenado pelo Prof. Pedro Oliveira. Masuda também fomentou a formação de grupos de pesquisas fora da sede da UFRJ, como por exemplo, no campus Macaé da UFRJ, aonde se situa o Laboratório Integrado de Bioquímica Hatisaburo Masuda, inaugurado em 2010. O Prof. Mário Silva-Neto ainda ressaltou o enorme engajamento de Masuda a frente do Programa de Extensão, Gestão e Difusão de Biociências e sua liderança na criação junto com outros docentes do IBqM do Mestrado Profissional do instituto.  Por fim sua trajetória e seu pioneirismo na criação da área de Bioquímica de Insetos na UFRJ foram lembrados.

O Prof. Masuda ainda contou em sua cerimônia de Emerência com a participação da Pró-Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UFRJ e Profª. Titular do IBqM Débora Foguel e com a Decana do Centro de Ciências da Saúde Profª. Maria Fernanda Quintela da Costa Nunes. Ambas biólogas também exaltaram, assim como Masuda, seu amor pela Educação em Ciências e como tal atividade é fundamental para o avanço de nosso país.  O Prof. Masuda por sua vez, na presença de sua família, fez um discurso muito significativo aonde lembrou sua trajetória de vida pessoal e profissional, iniciada na pequena cidade de Pedregulho no interior de São Paulo e seguida no Rio de Janeiro, de sua associação ao grupo do IBCFF, que migrou para o antigo Departamento de Bioquímica Médica em 1978 liderado por Leopoldo de Meis, falecido há alguns dias. O Prof. Masuda foi por fim também saudado pelo Magnífico Reitor da UFRJ Prof. Carlos Levi da Conceição. Após o encerramento da Sessão Solene os convidados ouviram a execução de algumas peças musicais apresentadas pelas crianças do Coral da Escola Municipal Anísio Teixeira e pelos jovens músicos da Orquestra de Câmara da Ilha do Governador, ambas instituições sediadas na Ilha do Governador, bairro de residência do homenageado e regidos pelo Maestro Erivaldo Fraga, aluno do curso de Mestrado Profissional do IBqM.

15_01_2015_23_52_35

Da esquerda para direita: Celuta Sales Alviano – Profª. Titular IMPPG UFRJ; Pedro L. Oliveira – Prof. Titular IBqM UFRJ; Vivian Rumjanek – Profª. Titular IBqM UFRJ; Maria Fernanda Quintela – Decana CCS UFRJ; Carlos Levi da Conceição – Reitor da UFRJ; Hatisaburo Masuda – Prof. Emérito UFRJ; Mário Alberto Silva Neto – Diretor Geral IBqM UFRJ; Débora Foguel – Pró Reitora de Pós Graduação e Pesquisa UFRJ; José Roberto Meyer Fernandes – Prof. Titular IBqM UFRJ; Rosalia Mendes Otero – Profª. Titular IBCCF UFRJ