Publicado em 08/08/2018

IBqM representado em projetos de pesquisas biomédicas na Fundação Banco “la Caixa”

É com muito orgulho que informamos que o projeto do qual participa nossa estimada professora, Andrea Thompson Da Poian, está entre os 20 selecionados na primeira chamada em saúde criada pela Fundação Banco “la Caixa”, para a qual 12 milhões de euros serão alocados anualmente.

O projeto, liderado por David Martínez Andreu da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, passou por duas fases muito competitivas em que participaram outros 785 pleiteantes. Por sua colocação, o grupo será contemplado com verbas destinadas ao desenvolvimento de seu projeto de pesquisa durante três anos.

Sobre o Projeto:

Novas estratégias para lutar contra a Zika

O vírus Zika é uma ameaça global, que é transmitida através da picada de mosquito Aedes aegypti. Nos últimos anos, a globalização e as mudanças climáticas contribuíram para a disseminação do vírus para mais de setenta países em todo o mundo, sendo o Brasil um dos países mais afetados.

Em mulheres grávidas, o vírus é capaz de atingir o sistema nervoso central do feto, causando microcefalia e outros problemas neurológicos em recém-nascidos, o que tem um grande impacto econômico e social. Além disso, manifestações neurológicas bastante graves também foram descritas em adultos infectados.

O projeto tem como objetivo desenvolver novas estratégias para inativar o vírus. A ideia se baseia na conjugação de compostos com atividade antiviral e moléculas capazes de atravessar as barreiras placentária e hematoencefálica. A pesquisa será desenvolvida usando antivirais de amplo espectro, o que permitirá também a aplicação dessa estratégia no combate de outras doenças virais que acometem o sistema nervoso.

Aproveitamos para lembrar e parabenizá-la pelo projeto Ser Cientista que passou para segunda fase do programa de apoio à divulgação científica do Camp Serrapilheira. Dos 871 projetos concorrendo apenas 50 foram escolhidos para as apresentações na nesta fase e o Ser Cientista esta entre eles.

Parabéns por suas iniciativas e conquistas!