Publicado em 09/05/2013

Professores já podem cadastrar seu grupo de pesquisa e seus artigos no novo portal do IBqM

Bem-vindo ao novo portal do IBqM!

O presente portal está prestes a ser lançado (!) e nossa ideia é aumentar a transparência e a visibilidade do que temos feito aqui em nosso instituto, além de reunir pela primeira vez, em um mesmo arcabouço computacional, todas as informações do nosso instituto, incluindo: graduação, pós-graduação, extensão, pesquisa e etc. Veja os links para as áreas do portal logo aqui em cima.

É claro que este objetivo não poderá ser alcançado sem um esforço concentrado de nossos professores e alunos de pós-graduação, no sentido de manter este portal sempre atualizado e funcionando.

Em nosso novo portal, provisoriamente localizado em http://ibqm.bioqmed.ufrj.br, cada professor possui uma página (blog) onde pode cadastrar seu grupo de pesquisa, seus últimos artigos publicados e textos de divulgação científica. Na página Pesquisa -> Laboratórios (http://ibqm.bioqmed.ufrj.br/pesquisa/laboratorios/) serão linkados os sítios externos dos laboratórios, para quem já tem uma página externa para o seu grupo de pesquisa.

Neste primeiro momento, pedimos aos professores o favor de cadastrarem seus grupos de pesquisa, adicionarem artigos e tentarem publicar, pelo menos uma vez por mês, algum texto de divulgação científica ou tecnológica. Os últimos 8 textos atualizados aparecerão na página principal e a ideia é mantê-los ciclando para dar vida ao nosso portal. Sugerimos que os textos publicados sejam de cunho essencialmente científico e sugerimos os seguintes temas: (i) divulgação de ciência, (ii) breves resumos de artigos interessantes publicados recentemente na literatura internacional, (iii) divulgação de trabalhos e linhas de pesquisa do próprio grupo, (iv) resumos enviados para congressos, (v) posteres de congressos, etc. Novas ideias são bem-vindas.

Num segundo momento pretendemos cadastrar todas as nossas disciplinas ministradas nos cursos de graduação e pós-graduação para que os alunos possam acessar as páginas oficiais do curso. Abaixo apresento um tutorial que pretende ensinar e facilitar o preenchimento das páginas pessoais dos professores.

 

Cadastre seu grupo de pesquisa e modifique sua senha

1. Acesse http://ibqm.bioqmed.ufrj.br/wp-login.php e entre com seu login BIOQMED.

2. Entre com a senha

3. Na página do seu perfil, faça as seguintes alterações:
3.1.Verifique suas informações e modifique o que desejar
3.2. Modifique sua senha no campo "Nova senha"
3.3. Verifique sua foto e sua descrição. Nossa ideia é manter uma descrição sucinta na página.
3.4. Adicione os liks para suas redes sociais
3.5. Não tente cadastrar suas disciplinas ainda (isso será feito oportunamente)
3.6. Na área "Grupo de pesquisa", você deve cadastrar seus alunos. Repare que a formatação desse campo precisa ser respeitada.
3.6.1. Entre com o nome do aluno e formate a fonte como "Cabeçalho 3".
3.6.2. Adicione uma foto do aluno clicando em "Adicionar mídia"
3.6.3. Adicione uma breve descrição do aluno e formate o texto como "Parágrafo"
3.6.4. Para cadastrar outro aluno, repita a operação.

4. Finalmente clique em "Atualizar perfil"

5. Verifique a formatação clicando em http://ibqm.bioqmed.ufrj.br/docentes/?u=seu_login_IBQM (troque seu_login_IBQM pelo login)
5.1. Compare com a formatação da página do Prof. Francisco que está sendo usada como modelo. http://ibqm.bioqmed.ufrj.br/docentes/?u=prosdocimi

Adicione seus artigos

1. Acesse http://ibqm.bioqmed.ufrj.br/wp-login.php e entre com seu login BIOQMED.

2. Entre com a senha

3. Clique em Publicações científicas no painel superior à esquerda.

AddYourPub4. Clique em Nova Publicação
4.1. Na janela que se abre (veja abaixo), entre com as seguintes informações:
(i) Título da publicação no campo "Digite o título aqui"
(ii) Autores e referência no campo "Breve texto"
(iii) Link para o doi (se existente) no campo: "Link da publicação"

5. Clique em "Publicar"

6. Vá para sua página e confira se a informação foi corretamente inserida.