Publicado em 23/09/2013

Tutorial para a divulgação de Textos de “Educação e Popularização de C&T”

Bem-vindo mais uma vez ao novo portal do IBqM!

O nosso portal do IBqM foi lançado recentemente com grande receptividade por parte da nossa comunidade. A equipe do portal agradece as boas recomendações de nosso trabalho. :)

Ressaltamos, entretanto, que o nosso portal é um repositório de informações que pode ser muito melhor explorado pelos nossos professores e alunos.

Até o presente momento, apenas alguns secretários e o professor Francisco Prosdocimi é que fazem as atualizações de todo o portal. Nossa meta é conseguir um profissional em divulgação de ciência dedicado a atualizar as informações desse portal e torná-lo mais dinâmico e agradável à navegação, funcionando como um guia para atualização sobre as últimas descobertas científicas -- divulgadas a partir do nosso twitter e facebook -- e também de forma a aumentar a transparência e a visibilidade da pesquisa, extensão e educação realizada pelo IBqM.

O email portal@bioqmed.ufrj.br

Caso algum aluno ou profissional esteja interessado em nos ajudar a organizar e divulgar informações institucionais, favor enviar um email para portal@bioqmed.ufrj.br. Existe a possibilidade de bolsa caso depois de um período inicial de teste. Além desse profissional, procuramos também instigar nossos próprios professores e alunos de pós-graduação a publicarem seus textos de divulgação científica na página (ou Blog) de cada professor. Veja o tutorial abaixo!

Além disso, todos aqueles que tiverem notícias que queiram ver divulgadas em nosso portal podem enviá-las -- de preferência já totalmente escritas -- para o email do portal.

Tutorial para a divulgação de textos de "Educação e popularização de C&T"

Em nosso novo portal, sabemos que cada professor possui uma página (blog) inicialmente setada pela equipe do portal para o cadastro do (i) grupo de pesquisa, (ii) seus últimos artigos publicados e (iii) textos de divulgação científica.

O tutorial para a atualização do grupo de pesquisa e cadastramento de artigos pode ser encontrado neste link.

Neste momento, pedimos aos professores para tentarem publicar esporadicamente algum texto de divulgação científica ou tecnológica. Nossa sugestão é que os autores de trabalhos recentemente publicados em revistas internacionais façam uma mini-divulgação de seus trabalhos em língua portuguesa para divulgação no portal. Para isso, os professores devem acessar suas páginas e publicar na área de Textos.

Os últimos 8 textos atualizados aparecerão na página principal e a ideia é mantê-los ciclando para dar vida ao nosso portal. Sugerimos que os textos publicados sejam de cunho essencialmente científico e sugerimos os seguintes temas: (i) divulgação de ciência, (ii) breves resumos de artigos interessantes publicados recentemente na literatura internacional, (iii) divulgação de trabalhos e linhas de pesquisa do próprio grupo, (iv) resumos enviados para congressos, (v) posteres de congressos, etc. Novas ideias são bem-vindas.

1. Acesse http://www.bioqmed.ufrj.br/wp-login.php e entre com seu login BIOQMED. Alternativamente, entre na página inicial do portal http://www.bioqmed.ufrj.br e clique no link do Globo, ao lado da bandeira do Brasil no canto superior direito.

2. Entre com seu login bioqmed e sua senha

Obs.: para o primeiro acesso, a senha é 123456... essa senha deve ser modificada no primeiro acesso. Clique aqui para saber como fazer isso.

3. Na página do seu perfil, adicione um novo Texto:
3.1. No menu à esquerda, clique em Texto => Novo Texto;
3.2. Cole o texto de divulgação ou escreva-o diretamente no espaço adequado.
3.3. Clique no botão "Adicionar mídia" para acrescentar figuras e outras mídias.
3.4. É recomendável que o pesquisador adicione uma "Imagem destacada" que vai aparecer como chamada para o Texto na página inicial e no blog do professor. Essa imagem deve ter sido anteriormente adicionada através do botão "adicionar mídia". Para adicionar uma Imagem destacada, clique em "Usar como imagem destacada" no canto direito da tela.

4. Finalmente clique em “Publicar”

5. Verifique a publicação através do botão "Visualizar" ou vá diretamente para o seu próprio blog (troque a última palavra do endereço a seguir pelo seu login bioqmed) http://ibqm.bioqmed.ufrj.br/docentes/?u=seulogin

6. Verifique também a chamada para o seu texto na página inicial http://www.bioqmed.ufrj.br na parte de Docentes, logo abaixo de Notícias.

7. Parabéns, você ajudou nosso portal a ficar mais dinâmico e colaborou com a divulgação de nosso instituto! Obrigado! Qualquer dúvida, envie uma mensagem para portal@bioqmed.ufrj.br