Atividades Didáticas II

Disciplina Obrigatória

Dados da disciplina

Carga horária: 45 horas

Descrição

Corresponde à atividade de ministrar aulas, com a supervisão de um docente, em cursos regulares oferecidos pela Graduação do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. É a Situação A.

As atividades também poderão compreender aulas, com a supervisão de um docente, em disciplinas regulares ou novas oferecidas nas pós-graduações do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis e em outras graduações da UFRJ. É a Situação B.

Observação:

O docente supervisor – em ambas as situações – deverá ser do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis ou credenciado no Programa de Pós-graduação em Química Biológica.

Códigos

Mestrado: BMQ739.

Doutorado: BMQ839.

Carga Horária e Tipos de Atividades:

A disciplina Atividades Didáticas II possui uma carga total de 45 horas – 30 horas pela realização, de fato, das aulas dadas no crédito didático e 15 horas pela preparação dessas aulas. O discente, para obter o conceito em Atividades Didáticas II, deverá ministrar, no mínimo, 30 horas de aula.

Obtenção do Crédito para Disciplinas Oferecidas pela Graduação do IBqM (Situação A)

1. No início de cada semestre, a Secretaria de Graduação irá disponibilizar as disciplinas que serão oferecidas e um formulário para sua inscrição. Caberá ao discente realizar sua inscrição na(s) disciplina(s) de seu interesse, por meio desse formulário.

2. Após ministrar seu crédito didático, o discente receberá um novo formulário, disponibilizado pela Secretaria de Graduação, e deverá preenchê-lo com todas as informações referentes à disciplina que foi ministrada por ele – incluindo o conteúdo programático dado – e encaminhá-lo ao docente supervisor, para que este o avalie. O formulário deverá, então, ser assinado pelo docente supervisor, pelo discente e pelo orientador deste. É o Formulário de Avaliação.

3. O discente deverá enviar esse formulário de avaliação (no formato PDF) à Secretaria de Pós-graduação, no período destinado à entrega dos comprovantes de disciplinas – divulgado pela secretaria.

Obtenção do Crédito para Disciplinas Oferecidas nas Pós-graduações do IBqM e em Outras Graduações da UFRJ (Situação B)

1. Para ministrar o crédito didático nas Pós-graduações do IBqM, o discente deverá se informar com o(s) docente(s) responsável(is) pela(s) disciplina(s) de seu interesse.

2. Para ministrar o crédito didático em disciplinas oferecidas por outras graduações da UFRJ, o discente deverá se informar em suas respectivas secretarias.

3. Após ministrar seu crédito didático, o discente deverá preencher o Formulário de Avaliação (disponível no link abaixo) com todas as informações referentes à disciplina que foi ministrada por ele – incluindo o conteúdo programático dado – e encaminhá-lo ao docente supervisor, para que este o avalie. O formulário deverá, então, ser assinado pelo docente supervisor, pelo discente e pelo orientador deste.

4. O discente deverá enviar esse formulário de avaliação (no formato PDF) à Secretaria de Pós-graduação, no período destinado à entrega dos comprovantes de disciplinas – divulgado pela secretaria.

(Documento de Word)Download: Formulário de Avaliação para Atividades Didáticas II (Situação B)

Observações:

1. O Formulário de Avaliação (tanto o da Situação A quanto o da Situação B) será encaminhado pela Secretaria de Pós-graduação à CPG, para análise. Somente após sua homologação, o crédito para a disciplina Atividades Didáticas II poderá ser lançado.

2. No mesmo semestre em que irá ministrar seu crédito didático, o discente deverá se inscrever, na Pós-graduação, na disciplina Atividades Didáticas II (o período destinado a isto – “Inscrição em Disciplinas” – será divulgado pela Secretaria de Pós-graduação).

Arquivos