Curso Experimental de Curta Duração para Surdos

Período: Novembro

Horário: 08:30 às 16:30 - segunda a sexta

Descrição

Curso experimental de curta duração, baseado no método científico. Envolve uma metodologia ativa, em que, dado um tema, são os próprios alunos, que divididos em pequenos grupos, fazem as perguntas, sugerem os experimentos, realizam os experimentos, discutem os resultados, criam hipóteses, apresentam seus resultados publicamente para os colegas e continuam a realizar novos experimentos até conseguirem encontrar um resultado que os satisfaça. Os cursos são em tempo integral por uma semana, e envolvem todos os elementos do ensino ativo: questionamento, colaboração, mão na massa, criação de hipóteses e discussão pública dos resultados com a troca que isso produz.

Nenhum.

Estrutura do Curso

Aulas Práticas.

Forma de Avaliação

Treinamento e participação na preparação do curso e durante o curso.

Bibliografia

1. Barral J, Pinto-Silva FE, Rumjanek VM. Vendo e Aprendendo. In: Tatiana Bolivar Lebedeff (Org.). Letramento Visual e Sudez. 1aed. Wak Editora.Rio de Janeiro, 2017. p.95-127.

2. BARRAL, J, PINTO DA SILVA, F.E, RUMJANEK, V. M. Comunicando ciência com as mãos. O acesso difícil dos surdos ao saber científico. Ciência Hoje. , v.50, p.26 – 31. 2012.

3. Pinto-Silva FE, Paula R S Martins PRS, Rumjanek VM. Rousing interest in science among secondary school deaf students. Scholarly Journal of Scientific Research and Essay (SJSRE) Vol. 2(7), pp. 104-108, 2013 – http://www.scholarly-journals.com/SJSRE.