Ética na Escrita Científica

Disciplina

Dados da disciplina

Código: Indisponível

Carga horária: 30 horas

Período: 14/08/2020 a 25/09/2020

Vagas: 30

Descrição

I. Escrita científica e ética no relato da pesquisa – tendências.

II. Referenciamento responsável da literatura acadêmica.

III. Hedging.

IV. Ética em publicações – tendências.

V. Autoria científica, plágio, concepções de originalidade e controvérsias sobre a representação do autoplágio em projetos de pesquisa e publicações acadêmicas.

Requisitos

Ser aluno de pós-graduação.

Estrutura do Curso

Aulas por videochamada: Plataforma Zoom® e Plataforma Ava, se for necessário, para algumas das atividades planejadas.

Gravação das aulas: será disponibilizada, para as aulas síncronas, caso todos os alunos estejam de acordo.

Horário

Aulas às sextas-feiras, de 16:30 às 18:00. Para a composição global da carga horária, essas aulas síncronas serão combinadas a outras atividades desenvolvidas pelos e com os alunos em outros dias e horários a serem definidos com os grupos, como parte da disciplina.

Forma de Avaliação

Avaliação ao longo do processo, sendo 60% da nota final atribuída às atividades colaborativas, especialmente aquelas fora dos encontros síncronos. Os outros 40% serão divididos entre uma autoavaliação e uma atividade final da disciplina.

Bibliografia

1. Gastel, B., & Day, R.A. (2016). How to Write and Publish a Scientific Paper. 8th ed. Westport, CT: Greenwood.

2. Hyland, K., & Tse, P. (2004). Metadiscourse in academic writing: A reappraisal. Applied Linguistics, 25(2), 156-177.

3. Resnik, D. B. (1998). The Ethics of Science, An Introduction, Routledge, New York.

4. Roig M. (2010). Plagiarism and self-plagiarism: What every author should know. Biochemia Medica, 20(3), 295–300.

5. Swales, J.M. (1993). Genre Analysis: English in Academic and Research Settings, Cambridge University Press, Cambridge.

Arquivos