Filosofia para Ciências Biológicas e Biomédicas

Período: 19/03/2020 a 04/06/2020

Horário: 08:00 às 12:00 - quintas-feiras

Descrição

A disciplina se propõe a discutir de forma geral e introdutório os fundamentos de Filosofia da Ciência em geral e das ciências biológicas em particular. O programa resumido do curso tem como principais eixos: Introdução à Filosofia das Ciências Naturais; Limites e pressupostos da investigação nas Ciências Biológicas e Biomédicas; Estrutura e explicação das teorias em Biologia evolutiva; Modelos e o problema da experimentação em Biologia; Introdução à Ética e a Moral; Objetividade e subjetividade em Biologia e Ciências biomédicas.

A ênfase da disciplina é na apresentação dos principais aspectos da pesquisa em Ciências biológicas e biomédicas à luz da História e da Filosofia da Ciência. A disciplina seguirá três grandes eixos, sendo: 1º Introdução à Filosofia da Ciência em geral; 2º Filosofia das Ciências biológicas e biomédicas e; 3º Introdução à Ética.

A disciplina consistirá basicamente em aulas teóricas e expositivas com estímulo a discussões nas aulas.

Nenhum.

Forma de Avaliação

Trabalho entregue ao final do curso.

Bibliografia

1. ____. A autonomia da biologia. In: Biologia, Ciência única. São Paulo: Companhia das letras, 2005.

2. _____. O que é evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

3. ______. Liberdade e Neurobiologia: reflexões sobre o livre-arbítrio, a linguagem e o poder político. Conferência 1. São Paulo: UNESP, 2007.

4. Canguilhem, G. O conhecimento da vida. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2012.

5. Gould, S. J. Darwin e os grandes enigmas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

6. Hacking, I. Representar e intervir. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

7. Heil, J. Filosofia da Mente: uma introdução contemporânea. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

8. Hull, D. Filosofia da Ciência biológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

9. Lorenzano, P. Leyes fundamentales y leyes de la biología. In: Scientiae Studia. São Paulo, v. 5, n. 2, p. 185-214, 2007.

10. Martínez, S. F. & Suárez, E. Historia e explicación en Biologia. México: Fondo de Cultura Económica, 1998.

11. Mayr, E. Isto é Biologia: a ciência do mundo vivo. São Paulo: Companhia das letras, 2008.

12. Nagel, E. La estructura de la ciencia. Barcelona: Paidós, 2006.

13. Sapag-Hagar, M. Investigación científica y bioética. In: Bioética. Escritos de Bioética, n. 3, 2009 (pp. 123-136).

14. Searle, J. R. Consciência e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

15. Siebert, P. Bioética para estudantes de Ciências Biológicas. Tese de doutorado. Faculdade de Ciências da UNESP: Bauru, 2015.

16. Singer, P. Ética prática. São Paulo: Martins Fontes, 2002.