Avaliação no Ensino Superior

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Carga horária: 45 horas

Período: 28/04/2016 a 30/06/2016

Horário: Quintas-feiras (13:30 às 17:30)

Vagas: 20

Descrição

As diferentes formas de avaliação utilizadas no ensino superior são apresentadas e discutidas em linguagem dialógica a fim de discutir diferentes instrumentos de avaliação ao introduzir os seguintes tópicos:

1. Aspectos históricos da avaliação;

2. Relações entre avaliação e aprendizagem;

3. Tipos de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa);

4. Diferentes Abordagens de Avaliações e Níveis de Avaliação;

5. Modelos avaliativos de Kirkpatrick e Hamblin;

6. Funções da Avaliação;

7. Instrumentos de avaliação.

Requisitos

Nenhum.

Estrutura do Curso

Aulas Teóricas.

Forma de Avaliação

Participação em atividades distintas durante a aula e discussão de material de leitura complementar.

Bibliografia

1. Alliger, G.M., Janak, E.A. (1989). Kirkpatrick’s levels of training criteria: Thirty years later. Personnel Psychology, 42, 331-342.

2. Bates, R. (2004) A critical analysis of evaluation practice: the Kirkpatrick model and the principle of beneficence. Evaluation and Program Planning 27, 341-347.

3. Bethany Vice,*,1 Erin E.,† Lihshing Wang,‡ Melanie F. Myers,† Gary E. Dean,§ Glenn C. Markle,** Christine L. Moskalik†† and Carl A. Huether††.

4. Black, P.; Wiliam, D. (2009) Developing the theory of formative assessment. Educ Asse Eval Acc 21, 5-31.

5. Bowling, B.V., Acra, E.E.; Wang, L.; Myers, M.F.; Dean, G.E.; Markle, G.C.; Mosfalik, C.L.; Huether, C.A. (2008) Development and Evaluation of a Genetics Literacy Assessment Instrument for Undergraduates. Genetics 178, 15-22.

6. Cabrera, D., Colosica, L; Lobdellc, C. (2008) Systems thinking. Evaluation and Program Planning 31, 299–310.

7. Garcia, J. (2009) Avaliação e aprendizagem na educação superior Est. Aval. Educ., São Paulo, 20, 201-213.

8. Matos, D.A.S, Cirino, S.D., Brown, G.T.L., Leite, W.L. (2013) avaliação no ensino superior: concepções múltiplas de estudantes brasileiros. Est. Aval. Educ, 24, 172-193.

9. McAlpine, M. (2002) Principles of Assessment. Edited by CAA Center, University of Luton, Bedfordshire, UK.

10. Sadler, D.R. (1989) Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional Science 18, 119-144.

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