Bioética, Biossegurança e Boas Práticas com Animais em Experimentação

Período: 30/03/2020 a 13/04/2020

Horário: 09:00 às 12:00 - segunda a sexta

Descrição

Bioética: Histórico das diretrizes de ética internacional e nacional; Conceitos gerais de ética, ética em pesquisa e ética com uso de animais.

Biossegurança: Conceitos, histórico e situação da Biossegurança no Brasil; Classes de risco dos organismos biológicos; Níveis de biossegurança; Equipamentos de proteção individual e coletivo; Boas práticas de laboratório; Risco químico; Risco radioativo; Padrão de Procedimentos Operacionais; Mapa de risco; Desinfecção e esterilização; Plano de gerenciamento de descarte de resíduos; Planos de emergência e medidas de contingência; Prevenção de incêndio. Experimentação com Animais (ratos, camundongos e coelhos): conceitos, histórico e situação das Leis sobre experimentação animal no Brasil e em outros países; Princípios éticos com experimentação utilizando animais; Diretrizes básicas para a utilização de animais em experimentos científicos.

Obrigatoriedade

Disciplina OBRIGATÓRIA para alunos da área de concentração Química Biológica e ELETIVA para alunos da área de concentração Educação, Difusão e Gestão em Biociências.

Alunos que obtiveram aprovação nesta disciplina no Mestrado não precisam cursá-la no Doutorado.

Calendário de 2020

Período: 30/03/2020 a 09/04/2020.

Avaliação: 13 de abril.

Formulário on-line

Informações

Esta disciplina é oferecida pela Pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas, CCS/UFRJ.

Coordenação da disciplina: biosseg.icb@gmail.com.

Secretaria de Pós-graduação do ICB: Bloco K, 2º andar, sala 31; telefone: 3938-6677; e-mails: posgradpcm@icb.ufrj.br e pcmsecretaria@hotmail.com.

Coordenação de Biossegurança do CCS: Bloco K, 1º andar, sala 25; telefone: 3938-6588; e-mail: biosseguranca.secret@ccsdecania.ufrj.br.