Estratégias de Divulgação Científica

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BMQ883

Carga horária: 45 horas

Período: 30/03/2020 a 03/04/2020

Horário: 09:00 às 17:00 - segunda a sexta

Vagas: 15

Descrição

O curso promove uma introdução à divulgação científica e às questões que envolvem a relação entre jornalistas, pesquisadores e a sociedade no processo da popularização da ciência. Como exemplo temos a agenda setting, media frame e presumed media influence. Desenvolveremos também atividades que envolvem a divulgação científica, como a produção de materiais jornalísticos, de mídia impressa, rádio e TV, e oficinas criativas, em que os alunos colocarão em prática o conteúdo aprendido em sala de aula.

Requisitos

Nenhum.

Forma de Avaliação

Trabalho final em grupo.

Bibliografia

1. Anastasio, PA.; Rose, KC.; Chapman, J. (1999). Can the Media Create Public Opinion? Psychological Science, 8, 152-155.

2. Bardi, JS. What Journalist want: nine things for scientists to think about before talking to report. News & Views. Vol 4. Jun 2004.

3. Burns, TW;O´Connor, DJ, Stocklmayer SM. (2003) Science communication: a contemporary definition.Public Understand.Sci 12.183-202.

4. Brossard, D, Shanahan, J. (2006). Do they know what they read?. Science communication. 28), 47-63.

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6. Field, H & Powell, P. (2001). Public understanding of science versus public understanding of research. Public. Understand. Sci. 10, 421-426.

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11. Nelkin, D. Selling Science. How the press covers science and technology. NY .1995.

12. Nisbet, M., Scheufele, D. A, Shanahan, J, Moy, P, Brossard, D., Lewenstein. B. (2002). Knowledge, Reservation or Promise?: A media effects model for public perceptions of science and technology. Communication research 29:584.

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14. Schanabel. U. (2003). God´s formula and Devil´s conribution: science in the press. Public. Understand. Scie 12, 255-259.

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16. Tal-Or, N.; Cohen, J.; Tsfati, Yariv and Gunther, A. Testing casual direction in the influence of presumed media infulence. Communication Research. 2010.

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