Extração e Análise de Lipídios

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Carga horária: 30 h

Período: Março (10, 11, 16, 17,18 e 19)

Horário: 09:00 às 17:00

Pré-requisitos:

Estar inserido em projeto de pesquisa que requeira extração de lipídios e a sua análise por Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massas.

Descrição

O curso foi elaborado para estudantes inseridos em projetos de pesquisa envolvendo lipídios. O curso inclui uma introdução à química, física e bioquímica de lipídios, seguida pela extração e análise de lipídios por Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massas. Durante três dias, ocorre o treinamento especial no equipamento GCMS-QP2010.

Estrutura do Curso

Aulas Teóricas e Aulas Práticas.

Parte Teórica

Lipídios: química, física e bioquímica. Introdução à Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massas; Componentes do sistema GC/MS; Componentes da Cromatografia Gasosa e suas respectivas definições e funcionalidades; Possíveis amostras a serem analisadas; Fundamento na separação dos componentes na Cromatografia Gasosa; Tipos de colunas cromatográficas; Componentes do Espectrômetro de Massas; Processo de ionização; Processo de fragmentação e geração do espectro de massas; Diferentes modos de ionização e suas respectivas definições; Sistema de vácuo; Analisadores de massas; Detector; Possíveis modos de análises em GC/MS; Aplicações em GC/MS; Tipos de metodologias de quantificação; Técnicas de introdução de amostras em GC/MS; Manutenção básica e problemas comuns em GC/MS; Aplicação de GC/MS em análises de lipídeos.

Parte Prática

Extração de lipídios. Análise de lipídios (realizada no próprio equipamento): Apresentação do equipamento e cada componente; Introdução ao software GCMSsolution; Acionamento do equipamento; Realização do tuning; Montagem de métodos de análise quali e quantitativa, respectivamente nos modos Scan e SIM, nas análises de lipídeos; Confecção de curva de calibração; Manutenção (troca de consumíveis como insert e septo) e troca de coluna.

Forma de Avaliação

Participação no curso e escrita de projeto.

Bibliografia

1. Lipid Chemistry, Biology, Technology & Analysis. http://lipidlibrary.aocs.org/.

2. Christie, W.W. and Han, X. Lipid Analysis – Isolation, Separation, Identification and Lipidomic Analysis (4th edition), 446 pages (Oily Press, Bridgwater, U.K.) (2010) – www.pjbarnes.co.uk/op/la4.htm.

3. Bioquímica – 7ª Edição – 2014 – Jeremy M. Berg, Lubert Stryer e John L. Tymoczko

4. Princípios de Bioquímica Lehninger – 5 Ed. Cox, Michael M.Nelson, David L.