Fundamentos em Metabolismo e Bioenergética

Código: BMQ867

Período: 25/10/2021 a 22/11/2021

Descrição

1. Mecanismos de síntese de ATP: fermentação, fosforilação oxidativa e fotossíntese.

2. Catabolismo dos nutrientes: ciclo do ácido cítrico e oxidação de carboidratos, lipídeos e proteínas.

3. Integração do metabolismo na hipoglicemia e no exercício físico: degradação de glicogênio, gliconeogênese e regulação do metabolismo por glucagon, adrenalina e glicocorticoides.

4. Síntese de glicogênio e integração metabólica na hiperglicemia e sua regulação pela insulina.

5. Integração do metabolismo de carboidratos e lipídeos: síntese de ácidos graxos e via das pentoses-fosfato.

6. Formação e mobilização das reservas lipídicas.

7. Mecanismos de controle do peso corporal.

Nenhum.

Estrutura do Curso

Formato das aulas on-line: Videochamada.

Dias da Semana: segundas, quartas e sextas, sendo que os dias 01/11 (2ª), 03/11 (4ª), 15/11 (2ª) e 17/11 (4ª) serão usados para preparo remoto das atividades a serem apresentadas nos dias 05/11 e 19/11.

Horário: de 13:00 às 17:00 (as aulas síncronas não durarão 4 horas: parte do tempo será preenchido por atividades assíncronas).

Gravação das aulas: será disponibilizada.

25/10 – Mecanismos de síntese de ATP.

27/10 – Catabolismo dos nutrientes (oxidação de carboidratos, lipídeos e proteínas).

29/10 – Integração do metabolismo na hipoglicemia: degradação de glicogênio, gliconeogênese e regulação por glucagon e glicocorticoides.

01/11 – Desenvolvimento da ATIVIDADE 1 (6 casos do livro “Integrative Human Biochemistry”: Star Wars; Mad hatter; DNP; Raul Seixas; Face the Fat, Lichias – turma dividida em 6 grupos; cada grupo desenvolverá um dos casos).

03/11 – Desenvolvimento da ATIVIDADE 1.

05/11 – Apresentações da ATIVIDADE 1.

08/11 – Integração do metabolismo na hiperglicemia: síntese de glicogênio, síntese de ácidos graxos, via das pentoses-fosfato e regulação pela insulina.

10/11 – Integração do metabolismo no exercício (regulação por adrenalina) e controle do peso corporal.

12/11 – Distúrbios metabólicos e erros inatos do metabolismo.

15/11 – Desenvolvimento da ATIVIDADE 2 (6 casos do livro “Integrative Human Biochemistry”: Fatberg; Mona Lisa; Dolores Miller; Pumping Iron, Lance Armstrong; Kathrine Switzer – turma dividida em 6 grupos; cada grupo desenvolverá um dos casos).

17/11 – Desenvolvimento da ATIVIDADE 2.

19/11 – Apresentações da ATIVIDADE 2.

22/11 – Prova individual de múltipla escolha.

Forma de Avaliação

Apresentação de atividades e prova síncrona de múltipla escolha.

1. “Biochemistry”. Donald Voet, Judith G. Voet.

2. “Biochemistry”. Jeremy M Berg, John L Tymoczko, and Lubert Stryer.

3. “Integrative Human Biochemistry”. Andrea T. Da Poian, Miguel Castanho.

4. “Lehninger Principles of Biochemistry”. David L. Nelson and Michael M. Cox.