Introdução à Divulgação Científica: Teoria e Prática

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BMQ897

Carga horária: 60 horas

Período: 01/10/2020 30/12/2020

Horário: On-line

Vagas: 05

Descrição

Público-alvo: mestrandos e doutorandos dos cursos de pós-graduação.

Metodologia: curso autoinstrucional, composto por recursos didáticos variados.

Período de oferta do curso: os alunos poderão fazer as aulas em qualquer dia e horário ao longo dos meses de outubro e novembro.

Certificação: Certificado emitido após cômputo geral das avaliações formativas de cada módulo e nota superior a 70.

Objetivo Geral

O curso visa sensibilizar os alunos dos cursos de pós-graduação sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, bem como dar-lhes ferramentas conceituais e práticas de como fazer divulgação científica das suas pesquisas. Trata-se de disciplina de pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado, na modalidade a distância (EAD).

Objetivos Educacionais

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:

1. Compreender o percurso histórico da divulgação científica no mundo e no Brasil.

2. Reconhecer a importância de manter um diálogo com a sociedade.

3. Utilizar ferramentas conceituais e práticas para realizar ações de Divulgação científica.

Síntese do Curso:

No cenário atual das fake news, da descrença no pensamento científico e nas evidências científicas e dos cortes de recursos públicos destinados à pesquisa científica em vários países do mundo, a ciência enfrenta o desafio de dar maior visibilidade, ao público geral e aos tomadores de decisão, a sua importância para o desenvolvimento. Além de ser uma responsabilidade social dos cientistas, a divulgação científica se tornou, também, uma questão de sobrevivência.

Com a preocupação de empoderar os cientistas, em particular os alunos e as alunas de mestrado e doutorado, esta disciplina foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, com o apoio do Campus Virtual Fiocruz. A disciplina visa sensibilizar os alunos e as alunas sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, bem como dar-lhes ferramentas conceituais e práticas de como fazer Divulgação Científica das suas pesquisas. Disciplina autoinstrucional, composta por recursos didáticos variados, conta com 60 horas, que podem ser completadas nos dias e horários preferidos pelos alunos e alunas, ao longo dos meses de outubro e novembro.

A disciplina é composta de dois módulos. O primeiro módulo visa despertar os alunos e as alunas para questões gerais da Divulgação Científica. No segundo módulo, serão oferecidos guias práticos que visam dar ferramentas para uma melhor comunicação entre pesquisadores e os diversos públicos, por meio de distintas ferramentas.

Requisitos

Nenhum.

Estrutura do Curso

Aulas Teóricas – Curso On-line. A aula é ministrada via Campus Virtual da Fiocruz. Os alunos inscritos receberão o link para inscrição em setembro.

Forma de Avaliação

Avaliação Formativa ao longo de cada unidade e trabalho final.

Bibliografia Básica

1. Durant, John. O que é alfabetização científica. In Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 13-26.

2. Epstein, Steven (1995) The construction of lay expertise: Aids activism and the forging of credibility in the reform of clinical trials. Science, Technology, & Human Values 20(4): 408-437.

3. Fahnestock, Jeanne. Adaptação da ciência: a vida retórica dos fatos científicos. In: Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 139-160.

4. Peters, Hans. A interação entre cientistas e especialistas científicos: cooperação e conflito entre duas culturais profissionais. In: Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 139-160.

5. Wynne, Brian. Saberes em contexto. In Massarani, Luisa, Turney, Jon, Moreira, Ildeu. Terra Incógnita – a interface entre ciência e público. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Museu da Vida e Vieira & Lent, 2005. p. 27-40.

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