Neurocognição; Ensinar é impossível, mas aprender é inevitável

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BMQ880

Carga horária: 60 h

Período: 30/04/2015 a 02/07/2015

Horário: Quintas-feiras (14:00 às 20:00)

Vagas: 6

Pré-requisitos:

Nenhum.

Descrição

A partir das múltiplas possibilidades que surgem do atual espaço entre os campos da educação, psicologia e neurociência, um intercâmbio precioso entre essas áreas tem proporcionado novas considerações significativas no entendimento de diversos temas relevantes na prática do educador. Considerando as atuais descobertas da neurociência, o curso visa abordar o processo de aprendizagem, procurando explorar os múltiplos fatores que influenciam e interferem neste processo.

Estrutura do Curso

Aulas Teóricas e Aulas Práticas.

Forma de Avaliação

Formativa e contínua, através dos trabalhos individuais e em grupo.

Bibliografia

1. PAULA, G.R.; BEBER, B.C.; BAGGIO, S.B. & PETRY, T. Neuropsicologia da aprendizagem. Rev. Psicopedagogia, 23 (72), p. 224-231, 2006.

2. COSENZA ,R & GUERRA, L.B.; Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

3. HERCULANO-HOUZEL, S. Sexo, drogas, rock ‘n’ rol e chocolate: o cérebro e os prazeres da vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2003.

4. IZQUIERDO, I. A arte de esquecer. São Paulo: Vieira & Lent, 2004.

Arquivos