Pedagogia e Escola

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Carga horária: 30 h

Período: 04/05/2015 a 29/06/2015

Horário: Segundas-feiras (15:00 às 18:00)

Vagas: 10

Pré-requisitos:

Nenhum.

Descrição

A Escola: espaço de reflexão e ressignificação da Educação. O projeto político-pedagógico. A formação e a concepção do currículo. A perspectiva histórico-crítica da Educação.

Estrutura do Curso

Aulas Teóricas.

Forma de Avaliação

Prova.

Bibliografia Básica

1. APPLE, Michael. W. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.

2. LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (Orgs.). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2005.

3. LOPES, Alice Casimiro; DIAS, Rosanne Evangelista; ABREU, Rozana Gomes de. Discursos nas Políticas de Currículo. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.

4. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2009.

5. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

6. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.

7. SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

8. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves (Orgs.) Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2001.

Bibliografia Complementar

1. CHARLOT, Bernard. A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

2. FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez:Autores Associados, 1989.

3. GIROUX, Henry A. Atos Impuros: a prática política dos estudos culturais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

4. GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.

5. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2008.

Bibliografia Suplementar

1. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

2. Pedagogia e Pedagogos, para que? São Paulo: Cortez, 2002.

3. MANACORDA, Mario Alighieri. Marx e a Pedagogia Moderna. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

4. MÉSZÁROS, Itsván. A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

5. SANTOS, Lucíola Licínio et al. (Orgs.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte : Autêntica, 2010.

6. SILVA, Tomaz Tadeu da. O Currículo como Fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Arquivos