Scientific Writing & Publication Ethics

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BMQ873

Carga horária: 45 horas

Período: 08/09/2015 a 08/12/2015

Horário: terças-feiras (14:00 às17:00)

Vagas: 30

Descrição

Linguagem e estilo na ciência. Gêneros acadêmicos na produção científica. Padrões retóricos do texto científico em inglês. Coesão e Coerência. Estratégias de argumentação no discurso científico em inglês. Originalidade e mímica na comunicação científica. O plágio acadêmico. Paráfrase, resumo e patchwriting. Ética em publicações. Noções de direitos autorais. Práticas de citação. Revisão por pares. Cover Letters. Revisão e edição.

Obs.: As aulas serão ministradas em português, mas todo o material do curso estará em língua inglesa.

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Inscrições (Encerradas)

Os interessados (externos ao Programa de Pós-graduação do IBqM) devem preencher este plano de estudo e enviá-lo para inscricao-disciplinas@bioqmed.ufrj.br. A inscrição só será efetivada após o envio de e-mail de confirmação pela Secretaria de Pós-graduação do IBqM.

Requisitos

Proficiência em inglês equivalente, no mínimo, ao nível intermediário de um curso regular do idioma (não haverá revisão de gramática no curso).

Estrutura do Curso

Aulas Teóricas.

Forma de Avaliação

Testes e Trabalho Final Escrito.

Bibliografia Básica

1. Benfield JR, Howard KM (2000). The language of science. Eur J Cardiothorac Surg, 18: 642-8;

2. Blum SD (2009).My word! Plagiarism and college culture. Ithaca, NY: Cornell University Press;

3. Day AR (1998). How to write and publish a scientific paper, 5th ed. Orynx Press;

4. Day AR, Gastel B (2011). How to Write and Publish a Scientific Paper, 7th ed. ABC-CLIO;

5. Goben G, Swan J (1990). The science of scientific writing. Am Scientist 78: 550-558;

6. Hult CA (1996). Researching and writing across the curriculum. Boston: Allyn and Bacon;

7. Montgomery SL (2002). The Chicago guide to communicating science. New York: University of Chicago Press;

8. Penrose AM, Steven BK (2010). Writing in the sciences: exploring conventions of scientific discourse. New York: Longman;

9. Strunk W, White EB (1979). The elements of style, 3rd ed. New York: MacMillian Publishing Co;

10. Swales JM (1990). Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press;

11. Swales JM (2004). Research genres: Explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press;

12. Zeiger M (2000). Essentials of writing biomedical research papers, 2nd ed. New York: McGraw-Hill, Health Professions Division.

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