Sistema Neuro-Imune Endócrino

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BMQ828

Carga horária: 90 horas

Período: 20/08/2018 a 31/08/2018

Horário: 09:00 às 17:00 - segunda a sexta

Vagas: 20

Descrição

Objetivos

Fazer o estudante compreender como os sistemas neuro, imune e endócrino interagem de forma indissociável. O curso apresenta e discute as características de cada um dos três sistemas: suas atividades principais sob o ponto de vista fisiológico, os órgãos, as células e os mediadores envolvidos. A partir dessa base é possível construir as interações entre os sistemas, os pontos comuns, e como cada sistema é capaz de modular e interagir com o outro chegando-se a construção do conceito do sistema único neuro-imune endócrino.


Abordagem e Metodologia

Aulas teóricas (três palestras). Discussão entre subgrupos de alunos com apresentações de seminários e uma apresentação final. O curso é formado por três grupos distintos de alunos, cada grupo representando e estudando um sistema sob a orientação de um aluno de pós-graduação. Cabe aos próprios alunos da pós-graduação e da graduação a explicação de “seu sistema”, passando a apresentar através de seminários nas aulas seguintes como o “seu sistema” afeta os outros dois sistemas. A partir deste ponto os sistemas se confundem até ser criado o conceito de sistema único formado por múltiplas interações.

Participação do aluno de Pós-graduação

Este crédito didático é dividido por três alunos da pós-graduação que se responsabilizam (cada qual) pela orientação de um grupo de alunos. Cabe ao aluno envolvido no crédito didático convidar pelo menos um palestrante com expertise na área de seu sistema para apresentar seu trabalho. Cabe também ao estudante de pós ser capaz de explicar os conceitos básicos da área, auxiliar os outros estudantes a encontrar artigos para posterior apresentação dos seminários, preparar as apresentações com os alunos e, finalmente, verificar se os conceitos foram integralmente compreendidos e se foi possível construir em bases sólidas a compreensão da integração existente entre os sistemas.

Requisitos

Nenhum.

Estrutura do Curso

Aulas Teóricas.

Forma de Avaliação

Seminários.

Bibliografia

1. Artigos científicos recentes sobre o tema.

2. Livros textos atuais de Imunologia, Neurociências e Endocrinologia.

Arquivos