Tópicos Avançados em Pesquisa Translacional

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BMQ850

Carga horária: 15 horas

Período: 04/10/2019 a 01/11/2019

Horário: 09:00 às 12:00 - sextas-feiras

Vagas: 10

Descrição

O aluno é exposto a exemplos de pesquisa básico-clínica dentro de um contexto translacional. Este contexto, também descrito como um esforço para transportar o conhecimento científico da "bancada para o leito", sustenta-se nos avanços da pesquisa básica – estudos de processos biológicos usando cultura de células ou modelos animais, por exemplo – e os usa para desenvolver novas terapias e procedimentos médicos.

Historicamente, a Medicina Translacional teve um impulso importante, quando a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos iniciou a realização de simpósios a fim de discutir adaptações na investigação clínica para capacita-la a transformar o conhecimento advindo da área básica, visto que o desenvolvimento alcançado pela investigação clínica não o fazia com velocidade e eficiência necessárias.

Um exemplo de pesquisa translacional foi o estudo desenvolvido na Universidade de Johns Hopkins, no qual foi descoberto que o Losartan, uma droga já aprovada nos Estados Unidos para o uso contra a pressão alta, podia prevenir aneurismas em camundongos geneticamente modificados para desenvolver a Síndrome de Marfan, uma doença do tecido conjuntivo. Losartan tem sido, atualmente, testado como uma terapia em um grupo de crianças com esta Síndrome, tendo sido constatado sua capacidade de inibir o desenvolvimento de anormalidades potencialmente mortais nas aortas.

Outro exemplo de pesquisa translacional foi o estudo realizado no Brasil, na década de 60, onde um veneno isolado da serpente Jararaca se transformou na droga Captropil, utilizada no tratamento da pressão alta.

Objetivos

1. Sedimentar os conceitos da pesquisa translacional.

2. Treinar os alunos para uma abordagem translacional de um trabalho científico básico.

Requisitos

Nenhum.

Estrutura do Curso

Desenvolvimento de um projeto pelos alunos, propondo uma abordagem translacional do seu projeto experimental de tese.

Forma de Avaliação

Avaliação de projeto.

Local

Auditório do Laboratório de Tecido Conjuntivo – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, 4º andar, sala 402.

Cronograma:

1ª Aula: aula inicial sobre o histórico da Pesquisa Translacional com exemplo de um artigo científico gerado por pesquisa translacional.

1ª a 4ª Aulas: discussão do andamento de cada projeto com a presença do professor, convidados especialistas (quando possível) e os alunos. Cada aluno falará sobre o andamento do seu projeto.

Última aula: apresentação final dos projetos pelos alunos e discussão final.

Bibliografia

A ser discutida ao longo do curso.

Arquivos