Diretrizes oficiais do IBqM de prevenção à Covid-19

Caros colegas do IBqM,

Devido ao aumento da transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2 observado nas últimas semanas e a possibilidade de uma segunda onda de Covid-19, se faz necessário uma atenção especial aos cuidados nos ambientes de trabalho do IBqM. As regras estabelecidas pela portaria 4011 em junho continuam a base do trabalho seguro. Sempre que possível, como no caso dos colegas do setor administrativo, o trabalho presencial não é recomendado. A atenção a um máximo de densidade de pessoas nos laboratórios, sanitização das áreas de trabalho, uso de máscara entre outras medidas deve ser redobrada. Cabe aos chefes de laboratório cobrar e gerenciar como as regras são aplicadas em cada espaço.

Quando houver um caso de Covid-19, há uma recomendação a ser seguida. Recomenda-se que todos no laboratório que estavam em trabalho presencial sejam testados. Procurar a testagem da UFRJ no bloco N. A testagem será feita em pool. Os links estão nas diretrizes.

Pedimos uma atenção especial a testagem feita no IBqM. Ela tem o objetivo de munir o IBqM de informações sobre o desenvolvimento da pandemia no IBqM. O GT fará reuniões regulares com a comunidade do IBqM expondo os dados do projeto de pesquisa. A informação é uma das principais armas do IBqM contra a Covid-19.

Estamos também lançando formulários online para melhorar a informação sobre a epidemia no IBqM, compilando informações sobre o ritmo de trabalho presencial e remoto no IBqM.

Pedimos a todos que qualquer caso novo no IBqM seja notificado prontamente. Favor preencher o formulário: https://forms.gle/LDxbHV8B1eFmN9zB7 .

Desejo a todos um ótimo trabalho, seja presencial ou remoto! E que nos reencontremos com saúde no período pós-covid.

Abraços,
Fabio

A seguir descrevemos o conjunto de diretrizes oficiais do IBqM para lidar com a segunda onda do Covid-19. Estas diretrizes foram resultado de uma reunião com os docentes do IBqM, no dia 18 de Novembro de 2020 que tinha como pauta a discussão de medidas para enfrentar o fato de a pandemia apresentar um novo aumento dos índices de transmissibilidades.

  1. Os laboratórios do IBqM devem seguir e intensificar a atenção às regras de biossegurança da UFRJ (https://mailing.coordcom.ufrj.br/divulga/anexo/guia-bioseguranca-UFRJ.pdf) e à Portaria do IBqM Nº 4011/2020 (http://www.bioqmed.ufrj.br/noticias/retorno-seguro-portaria-ibqm-no-4011/).
  2. Os chefes de laboratório são os responsáveis por regras e especificidades locais.
  3. Manter trabalho remoto nas áreas administrativas.
  4. Incentivar a comunidade do IBqM a fazer a testagem sorológica do GT de testagem. Usem os links abaixo para se inscreverem na testagem.

  5. A função do GT de testagem é a de munir o IBqM de informações sobre o desenvolvimento da pandemia no IBqM. O GT fará reuniões regulares com a comunidade do IBqM expondo os dados do projeto de pesquisa. A informação é uma das principais armas do IBqM contra a Covid-19.

    Melhorar a sinalização nas áreas do IBqM usando as demandas do item 1.

    Em caso de qualquer suspeita ou caso confirmado no laboratório, o chefe de laboratório deve enviar um e-mail para a coordenação da testagem da UFRJ (covid19@reitoria.ufrj.br) requerendo agendamento dos membros do laboratório que tiveram contato.

    A outra opção é fazer o agendamento através do site https://agendamento.coronavirus.ufrj.br/. A mensagem deve incluir somente os nomes das pessoas que serão testadas e que estão ativas na UFRJ.

    Notificação de novos casos de Covid-19. Favor preencher o Google form para comunicação de novos casos: https://forms.gle/LDxbHV8B1eFmN9zB7.
  6. Compilar informação sobre o ritmo de trabalho do IBqM – Google form a ser feito.
  7. Compilar informação sobre as pessoas que estão em casa – Google form a ser feito.
  8. Escrever para a Reitoria e colocar no Conselho de Centro, requisitando a volta do ônibus circular para o centro da cidade e o Shopping Nova América.
  9. Informar à biossegurança o funcionamento do laboratório no link: https://forms.gle/CeizFKwtmo6Aqy437.
  10. Colocar no site do IBqM todos os links e informações sobre a pandemia.

Contamos com a participação de todos e esperamos que continuem seguros e bem.