Publicado em 14/07/2014

Professor do IBqM é nomeado membro da Academia Brasileira de Ciências

O professor associado de nosso Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Prof. Marcus Fernandes de Oliveira, foi nomeado como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para os anos de 2014 a 2018.

 

diplomação_1Figura obtida no site da ABC, apresentando Emanuel Carneiro, Marcus Fernandes de Oliveira, Jacob Palis, Elisa Reis, Pablo Javier Blanco e Stephen Patrick Walborn na cerimônia de diplomação.

 

A categoria de membro afiliado foi criada pela ABC em 2007, com intuito de indicar e empossar jovens pesquisadores promissores, por Região do Brasil, para participar das atividades da Academia por um período de cinco anos.

Segundo a ABC, é nesse período, que os pesquisadores convidados têm a oportunidade de ter um contato maior com seus pares, divulgar seus trabalhos (ao participar de eventos) e obter uma visão mais ampla da situação da ciência, tecnologia e inovação em um contexto nacional e mundial.

A relação completa dos Membros Afiliados nomeados para 2014-2018 está no site da ABC:
http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=3422

 


Saiba um pouco mais sobre o Professor Marcus Fernandes de Oliveira:

Graduado em Ciências Biológicas pela própria Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1996, Marcus obteve o grau de mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) também pela UFRJ em 1998 e defendeu seu doutorado em nossa própria graduação em Química Biológica, no ano de 2001.

Cria da casa, Marcus atualmente é Professor Associado I do IBqM e chefia o Laboratório de Bioquímica de Resposta ao Estresse, atuando como supervisor direto de um pós-doutor, um aluno de doutorado, dois alunos de mestrado e dois estagiários de iniciação científica.

Marcus chefiou o Programa de Biologia Molecular e Biotecnologia do IBqM entre 2007 e 2009 e, entre Março de 2009 e Março de 2012, integrou a comissão de Pós-Graduação em Química Biológica da UFRJ.

Seu grupo de pesquisa tem como foco o estudo do metabolismo energético e redox em organismos vetores e causadores de doenças tropicais como a dengue, esquistossomose, malária, e Doença de Chagas.

Mais informações sobre o Professor Marcus em http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=3421 e http://www.bioqmed.ufrj.br/docentes/?u=maroli

Acesse também o currículo Lattes do professor e pesquisador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799215E2

Fonte: Academia Brasileira de Ciências.