Apresentação Direção Adjunta de Extensão

A extensão do IBqM, por meio da participação de docentes e técnicos administrativos em educação é ativa e inovadora. São desenvolvidos na Unidade, projetos, cursos, programas, eventos e serviços à comunidade que remontam a 1995. Podemos citar por exemplo o pioneiro Projeto Ciência e Arte que une, desde 1995, artistas e cientistas com um objetivo em comum: estimular cultura científica e difundi-la em meio a jovens estudantes.

Temos laboratórios de pesquisa com Projetos de Extensão na educação em ciências, desenvolvendo novas metodologias e novos materiais didáticos, como, DVDs, filmes, livros, quadrinhos, páginas interativas na Web, entre outros, que vêm sendo utilizados em sala de aula.

Em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC), temos o Projeto A inclusão do surdo na sociedade atual; desde 2005, e o curso de Capacitação do Intérprete/Tradutor de LIBRAS em Biociências, desde de 2009.

Outros Cursos de Extensão são oferecidos anualmente, por exemplo: Capacitação de professores da educação básica– cpeb, desde 2011, onde as escolas participantes pertencem ao Ginásio Experimental Carioca; Fundamentos de Enzimologia, desde 2011, para professores de biologia e química; Proteínas: estrutura, função, doenças e terapias, desde 2012, para profissionais de áreas afins a bioquímica de proteínas; Curso de férias, desde 2007, para professores de educação básica, licenciandos do RJ e alunos do ensino médio.

Na SNCT de 2012, fomos a 2º Unidade da UFRJ em número de Projetos participantes.

Em 2012 realizamos o 1º Evento de Extensão de Educação continuada de Professores da Rede Pública do Rio de Janeiro – Integração Universidade/Escola, onde participaram 4 laboratórios de pesquisa do instituto. A 2º edição será em setembro de 2013.

O que é extensão?

A UFRJ adota o conceito de extensão universitária, definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010):

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade

Direção Adjunta de Extensão

Diretor adjunto: Prof. Júlio Mignaco