Apresentação

Além da área de concentração em Química Biológica, a área denominada “Educação, Difusão e Gestão em Biociências”, caracterizando nossa pós-graduação Lato sensu, foi aprovada pela UFRJ em 1993 e pela CAPES em novembro de 1994. A implementação desta área refletiu uma necessidade do programa de se envolver na pesquisa educacional, da gestão científica e, também,com ações voltadas à produção e divulgação científica.

Considerada como uma proposta ousada para a época, hoje é contemplada como uma das principais metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2005-2010). Este campo do conhecimento vem avançando dentro do Instituto, já tendo desenvolvido especificidade e perfil epistemológico próprios; requisito indispensável à constituição de uma área de conhecimento científico.

A efetiva interação entre os setores acadêmico e não-acadêmico gera atividades solidárias e trabalhos cooperativos, que caracterizam a produção científica da área e ampliam o alcance de suas intervenções nos sistemas de ensino. Respeitando as exigências e a singularidade do domínio acadêmico, essa dinâmica enriquece e potencializa a pós-graduação, fazendo-a responder aos desafios de outras instâncias e níveis educacionais.