Apresentação

Criado em 1988, o Programa de Pós-graduação em Química Biológica tem como objetivo a formação de pesquisadores-docentes de alto nível científico, que desenvolvam um projeto inovador, adequado às necessidades e possibilidades de pesquisa do país. O regime de créditos engloba, além das aulas formais e das disciplinas obrigatórias, atividades voltadas à pesquisa: discussões semanais de trabalhos em andamento, conferências, seminários e redação de artigos para serem publicados em revistas científicas.

Para o exercício didático, o pós-graduando se prepara para ministrar cursos de graduação que permitam aos seus alunos o entendimento da dinâmica dos avanços e das descobertas na área das ciências. O Crédito Didático, uma das disciplinas obrigatórias do curso, fornece a oportunidade da prática do ensino. Para garantir sua qualidade, são realizadas avaliações periódicas de desempenho, preenchidas tanto pelo docente que o acompanha, quanto pelos alunos que frequentam as aulas.

Os alunos de pós-graduação participam de outras iniciativas ligadas à educação, como a produção de material didático para a graduação e o planejamento e a orientação de projetos de Iniciação Científica. Participam, também, do Curso de Férias promovido regularmente pelo Instituto e que atende alunos e professores de ciências do Ensino Médio. A recém-criada Semana de Pós-graduação de Bioquímica Médica permite, ainda, o intercâmbio cultural e científico de professores e pesquisadores da UFRJ com alunos de outras instituições de ensino. Em 1993, uma subárea em Educação, Difusão e Gestão em Biociências foi criada para atender à necessidade do instituto de investir ainda mais em educação.

Vale ressaltar que o desempenho dos cursos de mestrado e doutorado em Química Biológica recebeu nota 7, em uma escala de 1 a 7, na última avaliação trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que comprova a excelência de ensino e de pesquisa do instituto.

Informações: posgrad@bioqmed.ufrj.br.

Objetivos

O Programa de Pós-graduação em Química Biológica tem como objetivo formar pesquisadores de alto nível científico, competentes e criativos experimentalmente e autônomos e inovadores na formulação de sua linha de pesquisa.

Pretende-se que o pesquisador recém-formado seja capaz de propor um projeto de pesquisa inovador que se adeque às necessidades e possibilidades de pesquisa no País e que seja capaz de produzir novos conhecimentos, orientar e formar novos pesquisadores, além de comunicar os resultados em artigos científicos originais, publicados em revistas de qualidade, de circulação internacional.

Integrada à sua missão básica de formar pesquisador está a responsabilidade de formação do professor de graduação, articulando, com a máxima organicidade, a competência científica e técnica, com a inserção política e a postura ética.

Como estratégia do programa para potencializar as atividades científico-profissionais, o regime de créditos foi construído a partir de um sistema com um mínimo de aulas formais e disciplinas obrigatórias. Créditos podem ser obtidos em discussões semanais de trabalhos em andamento, conferências proferidas por pesquisadores visitantes experientes, seminários em que os alunos analisam trabalhos publicados na sua área de pesquisa, participação em projetos de orientação e redação pelos próprios alunos de manuscritos que são submetidos para publicação em revistas de bom nível. Os poucos créditos obrigatórios estão vinculados diretamente ao trabalho de tese ou à atividade didática.

Regulamento

O Regulamento do Programa de Pós-graduação em Química Biológica pode ser visualizado neste link (formato em PDF).

Áreas de Concentração

A descrição das áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Química Biológica – Química Biológica e Educação, Difusão e Gestão em Biociências – encontra-se nesta página.

Organograma

Coordenação

Comissão Deliberativa de Pós-Graduação

Docentes

  • Dr. André Marco de Oliveira Gomes
  • Dr. Carlos Frederico Leite Fontes
  • Dr.ª Gabriela de Oliveira Paiva e Silva
  • Dr.ª Jacqueline Leta
  • Dr.ª Sonia Vasconcelos
  • Dr. Vitor Hugo Pomin
  • Dr. Wagner Seixas da Silva

Discentes

  • Clarissa França Dias Carneiro
  • Felipe Castro Oliveira de Brito Teixeira
  • João Ricardo Aguiar da Silveira
  • Lucas Machado Cosendey Brouck

Secretaria

Contato

Telefone: +55 (21) 3938-6754. Fax: +55 (21) 3938-6754.

Endereço

Prédio do CCS/Bloco D, Subsolo – sala DSS-08.
Cidade Universitária – Ilha do Fundão. Rio de Janeiro – RJ.
CEP: 21.941-590 – Brasil.