Seção de Patrimônio
Missão
Incorporar bens móveis através de doação, organizar relatório anual por docente e relatório geral, preparar inventário anual, gerenciar a baixa de bens inservíveis do IBqM etc.
Rotinas
Cadastro dos bens móveis, conforme informações da documentação de órgãos de bolsas de fomentos às pesquisas solicitados pelos docentes do Instituto;
- Fazer o registro de entrada dos materiais adquiridos pela administração do Instituto;
- Conferir Bens Materiais e solicitar à Pró-Reitoria de Gestão e Governança – PR6 impressão e emissão de Placas de Tombamento;
- Fazer tombamento dos bens do requisitante através de serviço externo;
- Preparar documentação de movimentação patrimonial, incluindo Termo de Responsabilidade;
- Preparar relatório anual de entradas e saídas de Bens;
- Acompanhar a comissão nomeada por realizar o inventário anual de bens móveis;
- Preparar relatórios de inventário de Bens por pesquisador do Instituto;
- Emitir o RMBM (Relatório de Mensal de Bens Materiais) e entregar na PR-6;
- Preparar documento de Doação, Comodato, Cessão e Incorporação quando solicitado;
- Preparar semestralmente a baixa de bens inservíveis (descarte de bens em desuso).
Rotinas Frequentes
- Serviço externo à Administração nos respectivos laboratórios do IBqM para realizar tombamento de Bens (colocação de placas).
Bem a patrimoniar:
O docente que necessitar atender aos procedimentos legais e constitucionais de prestar contas dos auxílios concedidos pelo CNPQ/FAPERJ/Fundações/Outros, deve entregar no Setor de Patrimônio devidamente preenchido em cinco vias, os Formulários a seguir, acrescidos das notas fiscais.
Lembrando que somente servidor com SIAPE pode requerer o procedimento de prestação de contas na Instituição. O aluno que necessitar fazer prestação de contas poderá utilizar do mesmo instrumento sob a responsabilidade do professor orientador.
Importante: Os Bens adquiridos em Projetos compartilhados em Institutos externos ao IBqM deverão ser patrimoniados nessa outra localização.
1- Formulário para descrição de bem a patrimoniar
2 - Formulário de Termo de Transferência Modelo IV (pode ser preenchido online no site da FAPERJ pelo docente que tenha projeto cadastrado nessa Fundação).
Descarte de bens:
Informamos àqueles que têm equipamentos em desuso por motivo de defeito e sem conserto e pretendem descartá-los, que devem fazer pedido formal a este setor através de Formulário de solicitação de acordo com o modelo abaixo.
Após o preenchimento do formulário, o mesmo deve ser impresso, assinado, datado, carimbado e entregue na administração do Instituto em quatro (04) vias.
Os equipamentos devem continuar guardados em seu ambiente de trabalho sinalizado com o aviso “DESCARTE” por um breve período até que a equipe da PR-6 possa retirá-los.
Atenção: Em virtude de alterações promovidas pela PR6 em relação a assuntos de Descarte de Bens (http://gestao.ufrj.br/index.php/patrimonio/12-patrimonio/668-procedimentos-para-retirada-de-bens-moveis), nossos processos relacionados a este assunto também sofrerão modificações as quais estão análise. Passaremos mais informações, tão logo tenhamos uma definição.
Para tratar deste ou outros procedimentos, favor entrar em contato através do e-mail: patrimonio@bioqmed.ufrj.br