Seção de Patrimônio

Missão

Incorporar bens móveis através de doação, organizar relatório anual por docente e relatório geral, preparar inventário anual, gerenciar a baixa de bens inservíveis do IBqM etc.

Rotinas

Cadastro dos bens móveis, conforme informações da documentação de órgãos de bolsas de fomentos às pesquisas solicitados pelos docentes do Instituto;

  • Fazer o registro de entrada dos materiais adquiridos pela administração do Instituto;
  • Conferir Bens Materiais e solicitar à Pró-Reitoria de Gestão e Governança – PR6 impressão e emissão de Placas de Tombamento;
  • Fazer tombamento dos bens do requisitante através de serviço externo;
  • Preparar documentação de movimentação patrimonial, incluindo Termo de Responsabilidade;
  • Preparar relatório anual de entradas e saídas de Bens;
  • Acompanhar a comissão nomeada por realizar o inventário anual de bens móveis;
  • Preparar relatórios de inventário de Bens por pesquisador do Instituto;
  • Emitir o RMBM (Relatório de Mensal de Bens Materiais) e entregar na PR-6;
  • Preparar documento de Doação, Comodato, Cessão e Incorporação quando solicitado;
  • Preparar semestralmente a baixa de bens inservíveis (descarte de bens em desuso).

Rotinas Frequentes

  • Serviço externo à Administração nos respectivos laboratórios do IBqM para realizar tombamento de Bens (colocação de placas).

 

Bem a patrimoniar:

O docente que necessitar atender aos procedimentos legais e constitucionais de prestar contas dos auxílios concedidos pelo CNPQ/FAPERJ/Fundações/Outros, deve entregar no Setor de Patrimônio devidamente  preenchido em cinco vias, os Formulários a seguir,  acrescidos das notas fiscais.

Lembrando que somente servidor com SIAPE pode requerer o procedimento de prestação de contas na Instituição. O aluno que necessitar fazer prestação de contas poderá utilizar do mesmo instrumento sob a responsabilidade do professor orientador.

Importante: Os Bens adquiridos em Projetos compartilhados em Institutos externos ao IBqM deverão ser patrimoniados nessa outra localização.

1- Formulário para descrição de bem a patrimoniar

2 - Formulário de Termo de Transferência Modelo IV (pode ser preenchido online no site da FAPERJ pelo docente que tenha projeto cadastrado nessa Fundação).

Descarte de bens:

Informamos àqueles que têm equipamentos em desuso por motivo de defeito e sem conserto e pretendem descartá-los, que devem fazer pedido formal a este setor através de Formulário de solicitação de acordo com o modelo abaixo.

Após o preenchimento do formulário, o mesmo deve ser impresso, assinado, datado, carimbado e entregue na administração do Instituto em quatro (04) vias.

Os equipamentos devem continuar guardados em seu ambiente de trabalho sinalizado com o aviso “DESCARTE” por um breve período até que a equipe da PR-6 possa retirá-los.

A data prevista para o segundo semestre será na terça feira, dia 18/09/2018, das 9 às 13h.

O prazo para a entrega do pedido de retirada para o 2° semestre, será até o dia 03 de agosto de 2018.

Formulário para Descarte de Bens

Para tratar deste ou outros procedimentos,  favor entrar em contato através do e-mail: patrimonio@bioqmed.ufrj.br