Seção de Pessoal

Missão

Gerir questões administrativas relativas à área de Recursos Humanos que envolvem a vida funcional dos servidores lotados na unidade. Promove uma interface da mesma com a Pró-Reitoria de Pessoal.

Rotinas

  • Lançamento de frequência, avaliações de desempenho e horas extras;
  • Atualização de dados cadastrais;
  • Marcação e alteração de férias;
  • Concessão de licenças, afastamentos, abonos de permanência e aposentadorias
  • Concessão  de insalubridade, incentivo à qualificação e progressões
  • Concessão de auxílios natalidade, pré-escolar e funeral
  • Reembolsos de plano de saúde e vale-transporte comum ou intermunicipal

Rotinas Frequentes

  • Afastamentos

Da Sede ou Afastamento No País POR ATÉ 30 dias: encaminhar carta de solicitação com as informações de período, motivo e lugar do afastamento

No País: ACIMA DE 30 dias ou Afastamento Do País. (Com antecedência de mínima de 45 dias ou mais, pois a solicitação deverá ser aprovada no Conselho Deliberativo e o processo deverá estar na Seção responsável na Reitoria  30 dias antes da data do início do afastamento para dar tempo de ser autorizado)

Formulários para os afastamentos:

RAP  -     rap_6_Afastamentos

Formulário de Afastamento  -     solicitacao_de_afastamento_do_pais

Termo de Compromisso(para afastamentos períodos acima de 30dias)  -  termo_de_compromisso_e_responsabilidade

Declaração de dispensa de carga horária didática (solicitar na secretaria de graduação) -

cadastro no Espaço SIGMA

Carta-convite e tradução

Carta do órgão financiador para comprovar o auxílio (caso haja)

  • Licenças

Maternidade: Comparecer à Seção de Pessoal portando a certidão de nascimento e o CPF do bebê e solicitar o Laudo Médico Pericial da Capacitação Laborativa que será providenciado e assinado pela Seção de Pessoal em 2 vias. Após, o solicitante deverá levar toda a documentação (certidão, CPF e laudo) na Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) para oficializar a concessão da licença.

OBS: No caso de o próprio servidor não poder comparecer, a pessoa indicada por ele para oficializar a licença deverá trazer também um documento de identidade oficial do servidor (carteira funcional ou RG e contracheque atualizado)

Por motivo de doença do servidor ou em pessoa da família: Comparecer à Seção de Pessoal portando o atestado do médico contendo a justificativa do médico e solicitar o Laudo Médico Pericial da Capacitação Laborativa que será providenciado e assinado pela Seção de Pessoal em 2 vias. Após, o solicitante deverá juntar a documentação e levar na Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST) para oficializar a concessão da licença. Concessão de até 60 dias, mantida a remuneração do servidor ou por até 90 (noventa) dias sem remuneração

  • Adicional de Insalubridade:

RAP específico de insalubridade;  -  RAP Insalubridade

cópia do último contracheque;

formulário de solicitação de insalubridade – Solicitação de Insalubridade

  • Adesão ao FUNPRESP

RAP-3  -  rap_3

Requerimento de Inscrição

- mais informações no telefone 0800 282 6794

  • Contrato professor Visitante e Renovação

ATENÇÃO: Todo contrato de professor visitante, brasileiro ou estrangeiro, deve ser solicitado pelo chefe de programa através de uma carta oficial através da secretaria de pós graduação

Brasileiro:  1 ano prorrogável por mais 1 (total  2 anos)

Estrangeiro: 1 ano prorrogável anualmente totalizando até 4 anos

Da Renovação (documentos exigidos)

carta oficial do chefe de programa solicitando a renovação informando a importância e a justificativa da renovação;

relatórios de atividades separados (um do que foi realizado desde do início do contrato, outro do que será realizado para o próximo período de renovação)

OBS: Em caso de professor estrangeiro, é necessário a cada período providenciar a cópia do passaporte contendo o visto atualizado

  • Progressão por Capacitação:

Docentes: A cada 02(dois anos). Solicitar atráves de uma Carta a progressão indicando o período (período este que deverá ser contabilizado a partir do dia seguinte da progressão anterior ou a contar da data admissão para Adjuntos I), juntamente com o relatório de atividades desenvolvidas no referido período com documentação comprobatória além do curriculum lates, seguindo as regras da Resolução 08/2014 CONSUNI e portaria 12237   de 17 de Dezembro de 2014 deste Instituto, Preencher e assinar o  - rap_5_Progressao   Port 12237_Normas criterios avaliação progressoes; Resolucao_nº_08_de_2014

Tecnico Administrativo: Cursos devidamente reconhecidos pelo MEC com certificado informando duração, carga horária e conteúdo programatico,  realizados dentro do interstício da solicitação e/ou ultima progressão concedida de acordo com a tabela abaixo. Documentos necessários: preencher e assinar  o RAP, anexar o certificado, copia contracheque, formulário de ambiente organizacional :

Tabela para progressão por capacitação profissional

  

capacitação