Creditação

 CREDITAÇÃO DE HORAS DE EXTENSÃO PARA ALUNOS FORMANDOS

Os lançamentos de horas de creditação para os estudantes que se formam ao fim do semestre precisam ser feitos até a data de fechamento do semestre no SIGA.

 Apesar de poder ser lançada a qualquer momento no BOA, o histórico do estudante só vai ler a informação do RCS de extensão concluído no final de cada semestre, assim como todos os outros componentes curriculares.

Assim, verifiquem sempre com antecedência os formandos dos cursos de suas unidades e reforcem a eles e as coordenações de ações de suas unidades a necessidade de respeitar esse limite para o lançamento das horas de extensão, sobretudo dos formandos.”

Lembrando que essa data de encerramento dos semestres são diferentes para os cursos presenciais e os cursos a distância.

Temos atendido também muitos estudantes nos plantões e percebemos duas dúvidas muito recorrentes sobre a creditação.

1- Não é passível de creditação a participação como ouvinte em eventos ou como alunos em cursos de extensão. Então, pedimos que orientem os estudantes nesse sentido e vejam se não há algum equívoco na divulgação de cursos e eventos nesse sentido. Já vimos casos de cursos que aceitam inscrições de cursistas pelo SIGA. No SIGA devemos aceitar inscrições apenas de estudantes que comporão as equipes das ações.

2- Ações não registradas (nem no SIGA e nem no SIGPROJ) não serão lançadas no credita extensão.

REGULAMENTAÇÃO DA CREDITAÇÃO

Resolução CEG nº02/2013

Regulamenta o registro e a inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ. Aprovada pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG) no dia 05 de junho de 2013, publicada no BUFRJ nº 24 de 13/06/2013.

Resolução CEG nº03/2014

Autoriza a criação e inserção nos currículos de graduação de disciplinas de natureza mista.

 

Resolução CEG nº04/2014


Altera os artigos 1º, 5º e 8º artigos e complementa a Resolução CEG nº 02/2013. As principais alterações aprovadas são as seguintes: o percentual mínimo de 10% de horas de extensão deve ser contabilizado em relação à carga horária total do curso; prorroga para março de 2017 o prazo máximo para inclusão da extensão nos currículos. Portanto, para os alunos que ingressarem anteriormente a 2017-1 o cumprimento dos 10% terá caráter facultativo.

 

Resolução CEG nº 06/2018

Dispõe sobre a alteração do artigo 1º, da Resolução CEG nº 15/1971.

Estabelece que um crédito de extensão equivale a 15 horas.