Publicado em 13/12/2017

Programa de Oncobiologia do IBqM lança vídeo de animação

Em uma parceria com pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia do IBqM/UFRJ acaba de lançar mais um vídeo de animação, que se junta à quatrilogia sobre fatores de risco associados ao câncer.

Desta vez, a temática são os alimentos ultraprocessados.

Com o título “Cem anos de intoxicação”, o vídeo traz informações que visam esclarecer, principalmente os jovens, sobre a composição de certos alimentos que contêm mais de cinco ingredientes em suas formulações, além dos malefícios com as elevadas adições de açúcar, sal e gorduras.

A ideia é ainda alertar a população sobre a exposição que sofre em decorrência da propaganda que se utiliza dos mesmos artifícios da publicidade feita anos atrás para o consumo de cigarro e que ainda é feita, em horário restrito, pela indústria das bebidas alcóolicas.

Financiado pela Fundação do Câncer, o vídeo pode ser acessado no canal do Programa no Youtube ou pelo link

.

Os outros vídeos do Núcleo de Divulgação são: “Do álcool e seus demônios” sobre a influência da propaganda no consumo de bebidas alcóolicas; “Amor em tempos de HPV” sobre o vírus do Papiloma Humano; “Memórias de minhas pintas tristes” que aborda os sinais de pele que devem ser avaliados por um médico especialista; e “Crônica de uma morte anunciada” que traz a discussão sobre a indústria do tabaco e seu papel em ludibriar os jovens, transformando-os em novos consumidores de cigarro.

Para quem não reparou, os títulos da série de vídeos de animação do Programa de Oncobiologia fazem uma alusão às obras do escritor colombiano e ganhador do Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez.

– Por Claudia Jurberg, para o PORTAL BIOQMED.