Martha Sorenson
Possui graduação em Biologia – Oberlin College (1964), mestrado em Biologia – University of Washington (1967) e doutorado em Biologia – University of Washington (1969). Atualmente é professora adjunta aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Biofísica e Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, atuando principalmente nos seguintes temas: contração muscular, regulação da contração muscular, motilidade, exercício.
Grupo de Pesquisa
Marcelo de Lima Sant´Anna
Formado em Educação Física na Universidade Castelo Branco (2001), mestrado em Química Biológica no IBqM (2008) e atualmente cursa o doutorado no IBqM-UFRJ.
Cicero Figueiredo-Freitas
Formado em Fisioterapia e Educação Física na UNESA (2005), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Quimica Biologica (IBqM-UFRJ).
Tiago Veltri O. da Trindade
Formado em Educação Fisica na UFRJ (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Quimica Biologica (IBqM). Atualmente faz seu pós-doutorado (IBqM-UFRJ) e é professor substituto da EEFD-UFRJ.
Aline M. S. Yamashita
Formada em Biomedicina no Centro Universitário Geraldo Di Biase (2011), mestrado em Quimica Biologica (2014) (IBqM-UFRJ) e atualmente é aluna de doutorado (IBqM-UFRJ) .
Leandro T. de Oliveira
Formado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela UFRJ (1999), mestrado em Quimica Biológica (2009) (IBqM-UFRJ), e atualmente é aluno de doutorado.
Leonardo Nogueira
Professor Adjunto do IBqM-UFRJ, possui como principal linha de pesquisa o estudo dos mecanismos intracelulares da fadiga muscular e da disfunção muscular esquelética durante exercício e inflamação cronica.
Maryana Tavares de Campos Ancillotti
Cursa biomedicina no IBMR. Atualmente é aluna de iniciação científica.
Publicações Científicas
Métodos de detecção e identificação de proteínas S-nitrosiladas.
Figueiredo-Freitas, C.*; Nogueira, L.; Reynaldo, D.P.*; Veltri, T.*; Pinto, J.R.; Sorenson, M.In: Orgs Tec. Bioc. Prot. para lab.1.ed. Medbook, Editora Científica Ltda, v. 1,2013
Differences in national approaches to doctoral education: Implications for international research collaborations. In: International Research Collaborations: Much to be Gained, Many Ways to Get in Trouble M.S Anderson & N.H Steneck
Kot, FC.; Jie, Y.; Kamata, T.; Kuzhabekova, A.; Lepkowski, CC.; Shaw, MA; Sorenson, MM; Vasconcelos, SM. Orgs. v. 1, p 169-185, Routledge Education/Taylor & Francis, NY ISBN 9780415875, 2010