08 de outubro de 2013

Integridade em pesquisa e o papel institucional: the time has come!

Ao destacar a importância da realização da 4ª Conferência Mundial sobre Integridade na Pesquisa, que ocorrerá no Brasil, em 2015, Sonia Vasconcelos realça o reconhecimento do Global Research Council à relevância da integridade científica no financiamento, produção e avaliação da pesquisa nacional.

4thWCRI_BRAZIL_OFFICIAL LOGO

Neste artigo, Sonia ainda vislumbra como pode ser possível o apoio das instituições à ciência brasileira para que a integridade científica passe também a fazer parte da cultura de formação de alunos de graduação e de pós-graduação.

>> Leia o artigo na íntegra no blog do Scielo

Todo o conteúdo publicado no texto acima é de responsabilidade do seu autor.

Sobre o autor Sonia Vasconcelos

Sonia Vasconcelos É professora do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências (PEGeD/IBqM/UFRJ). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (CEP-HUCFF/UFRJ). Desenvolveu um projeto de pós-doutorado em integridade em pesquisa (2009-2011) na UFRJ, através de uma colaboração entre o IBqM e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ). Tem formação (técnica) em Química, pela antiga Escola Técnica ...