1) Qual foi o objetivo da visita dos alunos da EMAT ao IBqM?
Estes alunos fizeram, durante o ano, muitos experimentos no laboratório da própria escola.
Achei que seria interessante responder a algumas perguntas comuns deles, como por exemplo:
“As lupas do seu laboratório são assim como as lupas da escola?”
“No laboratório da UFRJ tem células de verdade?”
“De onde você pega os mosquitos que você trouxe pra gente ver?”
“Professora, a senhora é cientista?”
2) Por que a EMAT foi escolhida para visitar o IBqM?
Esta escola faz parte do projeto Sincronizando, financiado pela Faperj (um dos objetivos
deste projeto é capacitar professores de ensino médio e melhorar a estrutura das escolas
para que se possa sincronizar aquilo que é discutido no meio acadêmico e de pesquisa com
o que é falado em sala de aula).É nesta escola que desenvolvo o meu mestrado desde
março de 2011. O tema do meu projeto é divulgar ciência, tornando real a possibilidade da
experimentação feita pelos próprios alunos - no caso, no laboratório da escola.
Neste contexto, os alunos respondem a perguntas que eles mesmos fazem acerca do tema
Dengue e A. aegypti (tema escolhido pela facilidade de conseguir os materiais, visto que
trabalhamos este tema no LabSiCel, e pela imensa divulgação da doença que é real em nosso dia-a dia).
Na escola, trabalhei com todo o sétimo ano, mas não teria como trazer 104 crianças para o
LabSiCel de uma só vez.
Convidamos os alunos mais interessados de cada turma e seis deles compareceram.
Esperamos ter mais alunos visitando o IBqM em 2012.
3) Quais atividades os alunos desenvolveram?
Em um primeiro momento, com o professor Willy Jablonka, os alunos apreciaram
algumas atividades do LabSiCel, assim como conheceram o funcionamento de algumas
ferramentas comuns a vários laboratórios (pipeta de vidro, pipetas automáticas, pHmetro, balança, l
upa etc.), podendo manipular tais instrumentos e esclarecer algumas dúvidas.
Em um segundo momento, a professora Andrea Mariano acompanhou os alunos
em uma visita à sala de cultura, onde todos puderam observar, ao microscópio, algumas
culturas celulares. Posteriormente, a técnica Kátia Laia apresentou o mosquitário aos
alunos.
Eles foram também aos biotérios, tanto o de coelhos quanto o de camundongos. Para
finalizar a visita, os alunos assistiram à palestra do professor Leopoldo de Meis, que tinha como
tema principal a evolução da Ciência e da sua divulgação. Antes de retornar ao colégio, os alunos
receberam um material didáticoproduzido pelo laboratório de Leopoldo (com livros e DVDs) e almoçaram,
fazendo vários comentários positivos.
4) Qual foi a reação dos alunos às atividades? Eles gostaram de tudo? Não gostaram de algo?
Eles estavam bem eufóricos, e participaram intensamente das atividades. Agradeceram-me a oportunidade
e pediram para voltar.
5) Vocês planejam fazer outras visitas de escolas ao IBqM? Quando?
Sim. As visitas serão agendadas já para o início deste ano, tão logo o ano letivo da escola se inicie.
Por enquanto continuaremos apenas com a EMAT, pois é a escola que tenho mais contato.
Visita dos alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira ao IBqM.
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