30 de março de 2015

Ferramenta Colaborativa de Aprendizado em Bioquímica

O jogo de cartas Glicólise & Gliconeogênese é interessante para que percebam de que forma os intermediários das vias se modificam e como elas são reguladas. Os links no final deste post permite que acessem os arquivos em PDF que serão importantes para o jogo: suas regras, as cartas contendo as fórmulas estruturais dos intermediários e as cartas que representam as reações, com suas enzimas, valor de energia livre, ativadores/inibidores e indicação da reversibilidade (ou não). Além disso, montamos uma tabela resumida com a classificação das enzimas para te ajudar na hora de montar  as vias. O jogo é dividido em quatro etapas:

√ A primeira etapa inicia pela construção da glicólise utilizando, apenas, as cartas com as fórmulas estruturais dos intermediários da via;

Na segunda etapa, são incluídas as cartas contendo as reações/enzimas. Não deixe de consultar a tabela de Classificação das Enzimas!

A terceira etapa é um questionário de fixação de conteúdo, respondido pela observação da via e que chama a atenção para os pontos improtantes da via;

A quarta e última etapa consiste na construção da gliconeogênese pela substituição de algumas cartas.

Glicolise2

Leia, atentamente, as regras do Jogo "Glicólise e Gliconeogênese", imprima as cartas e... divirta-se!

Regras do Jogo Glicolise & Gliconeogenese

Cartas_Intermediarios da Glicolise

Classificação das Enzimas

Todo o conteúdo publicado no texto acima é de responsabilidade do seu autor.

Sobre o autor M. Lucia Bianconi

M. Lucia Bianconi Fez Bacharelado em Química (1982) e Licenciatura Plena em Química (1983) na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em Bioquímica (1990) na Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado IV do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: Biocalorimetria e enzimologia micelar. Atua, também, na área de ...