Publicado em 08/03/2016

Formatura da 21a turma de Especialização do IBqM

Mais de 120 professores da Educação Básica obtiveram o título de especialistas da UFRJ neste último dia 25 de fevereiro, por iniciativa do grupo de estudos do Laboratório de Pesquisas em Educação, Ciência e Arte – Em Formação, componente do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis.

LatoSensuPortal

Este grupo vem atuando na formação continuada de professores da Educação Básica desde 1994, sob a liderança da Dra. Denise Lannes, professora associada do IBqM e este ano de 2016 formou sua vigésima primeira turma.

As turmas 2013-2014 e 2014-2015 somaram quase 300 professores da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro concluindo o curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pelo IBqM, contando com o apoio da diretoria do Instituto.

O desenvolvimento e sucesso do curso deve muito aos profissionais envolvidos em sua realização -- tutores, docentes, orientadores, apoio técnico e administrativo e a coordenação que mantiveram a qualidade e a relação afetiva necessária para o sucesso alcançado.

Nas palavras de uma das alunas: "Aos tutores deste grande curso, deixo aqui o meu agradecimento por tudo o que aprendi com vocês. Agradeço a compreensão e a dose de carinho nas palavras de incentivo, no apoio e nas críticas construtivas. Aprendi muito. Chorei muito. Senti muitas dificuldades. Conheci novos amigos. Superei obstáculos. Tive ousadia e consegui concluir. Pra mim não foi apenas mais um curso, foi um sonho realizado."

LatoSensuPortal2
No entanto, todos os profissionais envolvidos neste projeto estão sem pagamento, que deveria ter sido realizado pela Fundação Cecierj, com repasse de verbas da SEEDUC, desde JUNHO de 2015. A explicação dada, de forma não oficial, envolve o não repasse de parte da verba pela SEEDUC e a não liberação de outra parte pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ).

Justamente depois de tantas experiências de sucesso, no entanto, o que temos visto é uma inesperada deterioração dos projetos de formação continuada dos professores da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Os profissionais responsáveis pelas formações têm tido sua situação financeira gravemente prejudicada em função dos atrasos, e os consequentes danos gerados aos cursos em si e aos cursistas atendidos está atingindo níveis insuportáveis. Nesse mesmo período, a impressão de descaso tem sido reforçada, inviabilizando a continuidade desta parceria.

O grupo de pesquisas em Educação, Ciência e Arte, liderado pela professora Denise Lannes, ainda assim, segue seu trabalho de pesquisa e formação continuada e oferecerá em breve nova versão do curso, com o apoio contínuo do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ.

LatoSensuPortal3