Bioquímica MI

Disciplina Obrigatória

Dados da disciplina

Código: BQM140

Carga horária: 232h

Período:

Horário: Segunda a Quarta de 08 h às 12h

Vagas: 120

Descrição

 

Disciplina do Curso de Graduação em Medicina.

 

 

O Curso de Bioquímica Básica é dividido em quatro blocos de aula, cujo conteúdo programático encontra-se a seguir.

O curso está baseado numa idéia da participação ativa de todos os alunos, ou seja, cada um tem, ao longo do curso, a oportunidade não só de trabalhar e aprender o conteúdo, como também de entrar em contato direto com alguns resultados obtidos por renomados pesquisadores e que levaram a elaboração dos conceitos ora descritos nos livros didáticos de bioquímica. Essa abordagem promove não só ao aprendizado dos conceitos mas também ao desenvolvimento do senso crítico e da capacidade interpretativa dos alunos.

Ao longo do curso, portanto, os alunos têm a oportunidade de participar de aulas teóricas acompanhadas de discussão sobre dados experimentais, aulas práticas, demonstrações em computador de programas de bioinformática, discussões gerais sobre experimentos em estudos dirigidos e apresentação de seminários preparados em grupo pelos alunos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Bloco I – Estrutura de proteínas e cinética enzimática

 

-Introdução à Bioquímica: Água e suas propriedades físicas; compostos hidrofílicos e hidrofóbicos; arranjo de compostos anfifílicos em micelas e bicamadas lipídicas; introdução ao pKa.

-Definição de pKa; Sistema tampão. Introdução à estrutura de proteínas: Aminoácidos (propriedades das cadeias laterais, ionização, capacidade tamponante); Aminoácidos não-convencionais; Ligação peptídica.

-Estrutura de proteínas globulares. Estruturas secundárias: hélices, folhas beta (paralelas, antiparalelas, distorcidas), dobras beta, alças e estruturas ao acaso. Importância das estruturas ao acaso para interações. Estrutura terciária.

-Estruturas quaternárias e Hemoglobina; efeito de microambiente proteico no pKa de grupos ionizáveis.

-Estrutura de proteínas Fibrosas;

-Introdução a enzimas Descrição do funcionamento das ferramentas jmol, Blast-P e do site do Protein Data Bank. – -Distribuição de temas para serem desenvolvidos por grupos de alunos com essas ferramentas.

-Enzimas: definição; classificação; regulação (ativadores, cofatores, inibidores, etc); sítio ativo; pKa no sítio ativo; mecanismos de reação enzimática. Enzimas proteolíticas (quimotripsina, tripsina e elastase)

-Cinética Enzimática. Enzimas: Inibidores competitivos, não-competitivos e mistos; Estrutura tridimensional de sítios ativos.

 

Bloco II _Bioenergética

 

- Descoberta do oxigênio e termodinâmica.

- Glicólise.

- Ciclo dos ácidos Tricarboxílicos.

- Citocromos.

- Fosforilação Oxidativa.

- Mitocôndrias como atores da fosforilação oxidativa.

- Hipótese Quimiosmótica de Mitchell e Mecanismo da síntese de ATP.

- Mecanismo de geração de espécies reativas de oxigênio mitocondrial.

- Síntese e degradação de glicogênio e seu controle hormonal.

 

 Bloco III – Metabolismo de Lipídeos e Aminoácidos

 

-Estrutura e função das diversas classes de lípideos: definição e características fisicoquímicas. Funções gerais dos lipídeos na economia metabólica. Triglicerídeos e os principais lipídeos complexos.

- Estocagem, mobilização e transporte de lipídeos. Funções do tecido adiposo. Estocagem de glicogênio versus triglicerídeos. Transporte de lipídeos e o papel das diversas lipoproteínas e enzimas envolvidas.

- Oxidação de ácidos graxos.  Beta-oxidação. Destino dos fragmentos de dois carbonos derivados dos ácidos graxos. Papel da compartimentalização na oxidação de ácidos graxos

- Produção de corpos cetônicos pelos tecido hepático e utilização pelos tecidos extra-hepáticos.

- Biossíntese de ácidos graxos. Origem dos compostos necessários para a síntese “de novo” dos ácidos graxos. Transporte de acetil-CoA da mitocôndria para o citosol. Regulação da síntese de ácidos graxos e dos triacilgliceróis. Papel da compartimentalização química na síntese de ácidos graxos.

- Degradação de aminoácidos. Transaminação dos aminoácidos. Destinos dos alfacetoácidos nas diversas condições metabólicas. Discutir a sua importância na gliconeogênese e cetogênese. Ciclo da Uréia.

 

Bloco IV  – Integração Metabólica

-  Gliconeogênese – Discussão da homeostasia da glicose. Apresentação da via, possíveis precursores e etapas reguladas. Controle do fluxo glicólise/gliconeogênese.

- Integração do metabolismo. Ações dos hormônios insulina, glucagon, adrenalina e glicocorticóides, incluindo seus mecanismos de ação, enzimas alvo e efeitos sobre as vias metabólicas em diferentes tecidos, frente a diferentes situações fisiológicas.

- Via das pentoses. Apresentação da via, ramo oxidativo e não oxidativo. Importância metabólica de cada um dos ramos. Integração com outras vias, principalmente glicólise e oxidação de ácidos graxos.

- Integração do metabolismo. Ações dos hormônios insulina, glucagon, adrenalina e glicocorticóides, incluindo seus mecanismos de ação, enzimas alvo e efeitos sobre as vias metabólicas em diferentes tecidos, frente a diferentes situações fisiológicas.

- Diabetes e Inflamação

- Breve introdução sobre outros hormônios controladores do peso corporal: leptina, grelina, neuropeptídeo Y, Irisina, etc.

 

METODOLOGIA

 

            Aulas teóricas. Realização de estudos dirigidos. Apresentação e discussão de artigos científicos apresentados pelos alunos relacionados aos conteúdos dos blocos, discussões de casos clínicos associados o conteúdo dos blocos, palestras ministradas por profissionais da área de saúde sobre aplicações dos conceitos apresentados no curso na clínica.

 

AVALIAÇÃO

 

            Cada bloco possui seus próprios modelos de avaliação que incluem prova discursiva, estudos dirigidos, minitestes e avaliações de seminários em grupos. São aprovados os alunos com média das notas dos blocos igual ou superior a 7,0 (sete). Caso não alcance essa média, o aluno deverá fazer uma prova escrita final, sendo aprovado com média igual ou superior a 5,0 (cinco).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

LEHNINGER, ALBERT, L. – Princípios de Bioquímica. Editora Savier, São Paulo.

 

STRYER – Bioquímica. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

 

Carvalho-Alves e Da Poian – Hormônios e Metabolismo: Integração e Correlações Clinicas 1ª ed Editora Atheneu Rio de Janeiro , 2005.

 

HARPER :   bioquímica /   São Paulo : Atheneu, 1998.

VOET,    Biochemistry :   1998 supplement /   New York : John Wiley & Sons, 1999.

 

Arquivos