Bioquímica N

Disciplina Obrigatória

Dados da disciplina

Código: BQM122

Carga horária: 120h

Período:

Horário: Terça e Quinta de 13 h às 17h

Vagas: 45

Descrição

 

Disciplina do Curso de Graduação em Nutrição.

 

EMENTA

 

            A bioquímica para a nutrição tem por finalidade o estudo dos constituintes da matéria viva, das biomoléculas (proteínas, glicídeos, lipídeos, bases nitrogenadas, nucleotídeos, vitaminas e hormônios); das enzimas (introdução a enzimologia); da bioenergética; do metabolismo intermediário (glicídeos, lipídeos e proteínas); e a regulação do metabolismo.

 

OBJETIVOS GERAIS

 

            A bioquímica para a nutrição, tem por objetivos gerais:

            – reconhecer as biomoléculas fundamentais e suas principais propriedades físico-químicas;

            – conceituar e classificar enzimas, reconhecer seus mecanismos de ação e os fatores que influenciam em sua atividade;

            – discutir a transformação e armazenamento e energia pelas células;

            – estudar as transformações metabólicas das diversas classes de biomoléculas;

            -.estudar a integração entre as diferentes vias metabólicas envolvendo o metabolismo de carbohidratos, lipideos e aminoácidos.

            – estudar os mecanismo utilizados pelo organismo para regular harmoniosamente, suas funções anabólicas e catabólicas.

 

METODOLOGIA

 

A ser utilizada será através de:

-                         aulas práticas ;

-                         aulas teóricas ;

-                         estudo dirigidos.

 

TEMÁTICA

 

Bloco / Unidade I – Estudo Físico-Químico e Químico das Biomoléculas

Sub-Unidade I – Origem da Vida e água

As teorias de Oparim e os experimentos de Miller. Físico-quimica da agua, pH, pK, pontes de hidrogênio, forças de Van der Vall, ligações salinas, interações eletrostáticas, interação hidrofóbica e Micelas

Sub-Unidade II – Proteínas

            – Aminoácidos: classificação. Aminoácidos naturais. Representações iônicas. Ponto isoelétrico. Propriedades químicas.

            – Peptídeos: classificação. Propriedades. Peptídeos biologicamente ativos.

            – Proteínas: classificação. Estruturas (primária, secundária, terciária e quaternária). Propriedades químicas e físico-químicas. Identificação prática de aminoácidos, peptídeos e proteínas.

Sub-Unidade III – Enzimas

            Classificação. Sítio ativo. Domínios. Interação enzima-substrato. Modelos chave-ferradura e encaixe induzido. Cinética enzimática. Energia de ativação e catálise. Especificidade. Equação de Michaelis-Menten. Velocidade máxima e Km. Temperatura, pH, concentração e enzima, concentração e sustrato. Inibição competitiva. Inibição não competitiva. Enzimas Alostéricas.

Sub-Unidade IV – Coenzimas

            Bases nitrogenadas purínicas e pirimidínicas. Nucleosídeos. Nucleotídeos. Coenzimas. Ácidos nucleícos. Vitaminas hidrossolúveis como coenzimas. Hipovitaminoses.

Sub-Unidade V – Glicídeos :

            Classificação das oses. Propriedades química e física das oses. Estruturas conformacionais das oses, oligassacarídeos. Poligossacarídeos. Identificação prática de oses e osídeos.

Sub- Unidade VI – Lipídeos

             Classificação dos lipídeos (ácidos graxos saturados e insaturados). Propriedades físico-químicas e químicas dos lipídeos.

 

Bloco / Unidade II – Bioenergética

Sub-Unidade I –Termodinâmica

Entalpia, Entropia, Energia Livre (DH, DS,     DG).

Sub-Unidade II – Metabolismo Intermediário

Fermentação, Efeito Pasteur, Glicólise (rendimento energético, oxidação completa da glicose, acúmulo de ácido láctico e anaerobiose).

Sub-Unidade III – Metabolismo Oxidativo:

Ciclo de Krebs. Keilin e os citocromos. Localização dos citocromos, Respiração, Fosforilação oxidativa e síntese de ATP.

Sub-Unidade IV – Glicogênese e glicogenólise

Formas de armazenamento de glicídeos. Glicogênio no fígado e no músculo.   As enzimas da glicogenólise. Reações em cascata e amplificação do sinal hormonal. Doenças do armazenamento e mobilização do glicogênio.

 

Bloco / Unidade III – Integração do Metabolismo Intermediário

 Sub-Unidade I – Glicídeos

            Origem de oses no sangue. Interconversão de oses. Destinos metabolícos da glicose-6-fosfato. Glicogeogênese. ciclo das pentoses. via do ácido glicurônico. Regulação da glicemia (mecanismo homeostático, nervoso e hormonal). Dosagem da glicose no sangue – curvas glicêmicas.

 Sub-Unidade II – Lipídeos

            Funções gerais dos lipídeos. Origem das substâncias lipídicas no organismo. Ácidos graxos saturados e insaturados. Destino no glicerol. Knoop e a beta oxidação. Oxidação de ácidos graxos, destino dos fragmentos de 2 carbonos (acetil-CoA). Biossíntese dos ácidos graxos (papel do citrato da síntese de malonil CoA, transporte de ácidos graxos, fontes de NADPH-H nesta biossíntese). Tecido adiposo e armazenamento e triglicerídeos. biossíntese e destinos do colesterol. Biossíntese e degradação das substâncias cetônicas (acidose diabética). Transporte lipídico, dosagem das substâncias lipídicas (lipidograma).

 Sub-Unidade III – Aminoácidos

            Origem dos aminoácidos no sangue. Proteínas e aminoácidos como componentes estruturais. Transporte, resposta imune e catálise. Utilização energética de aminoácidos. Comparação com outras fontes de energia metabólica (glicídeos). Balanço nitrogenado. Aminoácidos essenciais e não essenciais, cetogênicos e glicogênicos. Destinos do nitrogênio amínico (ciclo da uréia, Krebs e Hanseleit, glutaminogênese, amôniogênese). Destinos dos esqueletos carbonados. Transaminação e desaminação oxidativa e não oxidativa. Regulação da desminação oxidativa do glutamato. Descarboxilação dos aminoácidos.

 

Sub-Unidade IV – Sistema Endócrino e Regulação Metabólica

            Hormônios. Ação sobre as estruturas-alvo. Mecanismos de ação dos hormônios. Adrenalina. Insulina. Glucagon. Glicorticoides. Hormônios hipofisários. AMP-cíclico e ação hormonal. Insulina: efeitos sobre o metabolismo dos glicídeos, proteínas e lipídeos. Diabetes Mellitus. Ações primárias da insulina no músculo esquelético de tecido adiposo. ações da insulina no fígado. Glucagon: efeitos sobre o metabolismo dos glicídeos, protídeos e lipídeos. Ações primárias do glucagon mediadas por AMP-cíclico. Glicorticóides; efeitos permissivos. Indução da síntese de enzimas. Papel dos glicorticóides no metabolismo dos glicídeos, proteínas e lipídeos. Integração metabólica.

 

BIBLIOGRAFIA

 

LEHNINGER, A.L. – Princípios de Bioquímica – ed. Sarvier de Livros Médicos Ltda- SP.

DEVLIN, T.M. – Bioquímica com Correlações Clínicas.

STRYER, L. – Bioquímica – ed. Guanabara Koogan.

HARPER – Bioquímica – ed. Atheneu.

 

 

Arquivos