Bioquímica para Saúde Coletiva

Carga horária: 30h

Período:

Horário: Segunda de 15 h às 17h

Disciplina do Curso de Graduação em  Saúde Coletiva.

EMENTA

Uma visão geral de Bioquímica. Tampão e pH. Introdução às biomoléculas, tais como proteínas, ácidos graxos, lipídeos e carboidratos. Importância do enovelamento proteico e  sua participação no contexto de doenças neurodegenerativas. Introdução a enzimas e  inibidores enzimáticos.  Noções de metabolismo energético e doenças associadas.

OBJETIVO GERAL

O curso visa fornecer noções básicas de bioquímica capacitando o aluno a compreender melhor a importância dos eventos bioquímicos na manutenção da homeostase tecidual.Compreender, a importância das biomoléculas na manutenção da estrutura e função celular,bem como a sua importância na obtenção de energia. Ter uma noção de como funciona ometabolismo utilizando diferentes nutrientes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Água, tampões e pH;

- Aminoácidos, Proteínas e Enovelamento Proteico;

- Enzimas e inibição enzimática

- Glicose e Metabolismo de Carboidratos

-Metabolismo   de    Aminoácidos

-Fosfolipídios, membrana  e  Metabolismo  de  Ácidos  graxos

Cadeia Respiratória

FREQUÊNCIA

A frequência em sala de aula será requerida por meio da assinatura da lista de presença ao término de cada aula. O aluno que obtiver mais no que 25% de ausências será  reprovado por falta.

METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS DE ENSINO)

As aulas serão teóricas e seguidas por apresentações de seminários por parte dos alunos, os quais apresentarão um tópico relacionado a doenças ligadas ao metabolismo.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada por meio de aplicação de duas provas (P1 e P2) e apresentação de trabalho (A). O aluno que não alcançar média (MF1) igual ou superior a 7, deverá fazer prova final (PF), a qual irá englobar todo o conteúdo da matéria dada. O aluno que após a prova final alcançar média (MF2) igual ou superior a 5,0 será considerado aprovado. O cálculo poderá ser observado abaixo:

(P1+P2)/2= MP

(MP X 2 + A)/3 = MF1

(MF1 + PF)/2= MF2

CHAMADA

De acordo com o Art. 10 da Resolução 15/71 do CEG, o aluno que não comparecer a  qualquer uma das provas, por motivo de doença, poderá recorrer à prova de 2ª  chamada  dentro do  prazo de 72 horas (a partir da data de realização da prova), mediante a  apresentação de atestado médico ao professor.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

- Princípios de Bioquímica, Lehninger