Câncer: a ciência e a história

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BQM104

Carga horária: 60

Horário: Segunda a Sexta de 13h às 17h.

Descrição

Disciplina optativa do curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica, nas habilitações Análises Clínicas, Biociência Legal e Ciência e Tecnologia

EMENTA

A pesquisa da oncobiologia, histórico sobre o conhecimento da doença e dos carcinógenos, a descoberta da quimioterapia antitumoral e da radioterapia, a evolução do tratamento até os dias atuais e as suas limitações (efeitos colaterais e resistência), principais conceitos e características do câncer.

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA

Oferecer aos alunos instrumentos básicos e fundamentos teóricos de oncobiologia, a partir do conhecimento histórico das descobertas e do desenvolvimento da pesquisa sobre o câncer e dos conceitos científicos através da apresentação e discussão de artigos científicos sobre o tema, visando capacitá-los para desenvolver o raciocínio científico nessa área e na geração de novos projetos.

PROGRAMA

Discussão sobre a importância dos estudos sobre o câncer. Revisão resumida sobre oncobiologia básica. Como as Leis de Darwin e Mendel influenciam a compreensão do comportamento tumoral. As alterações que caracterizam a célula tumoral. A história da pesquisa e da medicina na área de oncobiologia. A evolução dos métodos de análise dos estudos realizados na área. O desenvolvimento do tratamento antitumoral. Como o conhecimento da doença tem influenciado na descoberta e busca de novos tratamentos. A descoberta de carcinógenos possibilita a prevenção.

METODOLOGIA

O curso incluirá aulas teóricas, palestras ministradas por professores convidados, discussão de artigos científicos e seminários relacionados a oncobiologia apresentados pelos alunos.

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA

Alberts, B. e cols, Biologia Molecular da Célula. 5ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Hanahan D, Weinberg RA., Hallmaks of Cancer: The Next Generation, Cell, 144:646-74, 2011.

Hanahan D. and Weinberg, R.A, The Hallmarks of Cancer, Cell, 100:57-70, 2000.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

Chabner BA, Roberts TG Jr. Timeline: Chemotherapy and the war on cancer. Nat Rev Cancer., 5:65-72, 2005.

DeVita VT Jr, Chu E., A history of cancer chemotherapy. Cancer Res., 68:8643-53, 2008.

Mukherjee, S., O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Skloot, R., A vida Imortal de Henrietta Lacks. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Weinberg, R. A., A Biologia do Câncer. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Weinberg, R. A., Uma célula renegada - Como o Câncer Começa. Rio de janeiro: Rocco, 2000