Ciência e Arte: Caminhos Divergentes, Convergentes ou Paralelos?

Disciplina Obrigatória

Dados da disciplina

Código: BQM007

Carga horária: 90

Horário: Segunda a Sexta de 09h às 12h e de 13h às 17h

Vagas: 50

Descrição

Disciplina optativa do curso de Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica.

EMENTA

Contexto social da arte e da ciência em determinados períodos históricos. Relações entre concepções artísticas e científicas: ponto de convergência e divergência. Análise do “discurso” prático, artístico e científico.

OBJETIVO GERAL

  • Contextualizar socialmente o fazer artístico e científico;
  • Detectar alguns pontos de convergência e divergência entre arte e ciência;
  • Analisar o discurso artístico e científico em determinados momentos históricos;

METODOLOGIA

Aulas teóricas. Discussão entre sub-grupos de alunos com apresentações de propostas de influência em determinados períodos históricos.

AVALIAÇÃO

Avaliação continuada baseada na participação das aulas. Avaliação final baseada em pequeno trabalho em grupo discutindo temas abordados durante o curso.

BIBLIOGRAFIA

ARNHEIM, R. Arte & Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. 8.Ed. São Paulo: Pioneira: 1994.

ASIMOV, I. Cronologia das ciências e das descobertas. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1993.

CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

MANSON, S.F. A History of the Sciences. New York: MacMillan, 1962.

OSTOWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983.

PEREIRA, M.D. A Expressão da natureza na Obra de Paul Cézanne. Sette Letras, Rio de Janeiro: 1998

PLEDGE, H.T. Science Since 1500. New Yor. Harper Torchbook, 1959.

VALLE, A.G. A prática do desenho como instrumento de análise das obras de arte. Comunicação apresentada no II Encontro de História da Arte, IFCH-Unicamp, 27 a 29 de Março de 2006, Campinas, SP.

WOLPERT, L. The Unnatural Nature of Science. London, Farber and Farber, 2000.

 

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