Ciência e arte:caminhos divergentes,convergentes ou paralelos?
Disciplina Opcional
Dados da disciplina
Código: BQM007
Carga horária: 90
Horário: Segunda a Sexta de 09h às 12h e de 13h às 17h
Vagas: 15
Descrição
Disciplina optativa do curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica.
EMENTA
Contexto social da arte e da ciência em determinados períodos históricos.Relações entre concepções artísticas e científicas: pontos de convergência e divergência.Análise do “discurso” prático artístico e científico.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Analisar o conhecimento científico e o artístico dentro de alguns momentos históricos e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA
Contextualizar socialmente o fazer artístico e o científico;
Detectar alguns pontos de convergência e divergência entre arte e ciência;
Analisar o discurso artístico e científico em determinados momentos históricos.
METODOLOGIA
Aulas teóricas.Discussão entre subgrupos de alunos com apresentações de propostas de influências em determinados períodos históricos.
BIBLIOGRAFIA
ARNHEIM,R.Arte & Percepção visual:uma psicologia da visão criadora.São Paulo:Pioneira,1994.
ASIMOV,I.Cronologia das ciências e das descobertas.Rio de Janeiro:editora Civilização Brasileira.
CHIPP,H.B. Teorias da Arte Moderna.São Paulo:Martins Fontes.1988.
MANSON,S.F.A history of the sciences.New York:Macmillan,1962.
OSTOWER,F.Universos da Arte.Rio de Janeiro:Campus,1983.
PEREIRA,M.D. A expressão da natureza na obra de Paul Cézanne.Sette Letras,Rio de Janeiro,1998.
PLEDGE,H.T.Science Since 1500.New York.Haper Torchbook,1959.
VALLE,A.G. A prática do desenho como instrumento de análise das obras de arte.Comunicação apresentada no II Encontro de História da Arte, IFCH-Unicamp,27 a 29 de março de 2006;Campinas, SP.
WOLPERT,L.The Unnatural of Science.London,Faber and Faber,2000.