Ciência e arte:caminhos divergentes,convergentes ou paralelos?

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BQM007

Carga horária: 90

Horário: Segunda a Sexta de 09h às 12h e de 13h às 17h

Vagas: 15

Descrição

Disciplina optativa do curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica.

EMENTA

Contexto social da arte e da ciência em determinados períodos históricos.Relações entre concepções artísticas e científicas: pontos de convergência e divergência.Análise do “discurso” prático artístico e científico.

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

Analisar o conhecimento científico e o artístico dentro de alguns momentos históricos e sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  DA DISCIPLINA

Contextualizar socialmente o fazer artístico e o científico;

Detectar alguns pontos de convergência e divergência entre arte e ciência;

Analisar o discurso artístico e científico em determinados momentos históricos.

METODOLOGIA

Aulas teóricas.Discussão  entre subgrupos de alunos com apresentações de propostas de influências em determinados períodos históricos.

BIBLIOGRAFIA

ARNHEIM,R.Arte & Percepção visual:uma psicologia da visão criadora.São Paulo:Pioneira,1994.

ASIMOV,I.Cronologia das ciências e  das descobertas.Rio de Janeiro:editora Civilização Brasileira.

CHIPP,H.B. Teorias da Arte Moderna.São Paulo:Martins Fontes.1988.

MANSON,S.F.A history of the sciences.New York:Macmillan,1962.

OSTOWER,F.Universos da Arte.Rio de Janeiro:Campus,1983.

PEREIRA,M.D. A expressão da natureza na obra  de Paul Cézanne.Sette Letras,Rio de Janeiro,1998.

PLEDGE,H.T.Science Since 1500.New York.Haper Torchbook,1959.

VALLE,A.G. A  prática  do desenho como instrumento de análise das obras de arte.Comunicação apresentada no II Encontro de História da Arte, IFCH-Unicamp,27 a 29 de março de 2006;Campinas, SP.

WOLPERT,L.The Unnatural of Science.London,Faber and Faber,2000.

 

 

Arquivos