Educação Científica Bilingue para Surdos
Disciplina Opcional
Dados da disciplina
Código: BQM017
Carga horária: 45
Horário: Segunda a Sexta de 13h às 17h
Vagas: 20
Descrição
Disciplina oferecida aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Biológicas – Modalidade Médica.
EMENTA
A educação e inclusão do aluno surdo serão discutidas no contexto da filosofia educacional bilíngue e do referencial teórico sócio-interacionista de Vygotsky. Uma experiência de imersão na surdez deverá dar uma maior compreensão das implicações sociais, emocionais e educacionais impostas pela limitação linguística e pelas barreiras comunicativas impostas por uma sociedade excludente. Os questionamentos e reflexões acerca dos aspectos cognitivos do surdo na área da ciência, suas potencialidades e produções serão discutidas a partir de vivências interativas da turma com profissionais surdos através de atividades como esquetes interativos, depoimentos e palestras proferidos por profissionais surdos, em LIBRAS, com a presença do intérprete. Serão apresentadas experiências pedagógicas inclusivas com surdos, bem sucedidas. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha maior conhecimento das inúmeras possibilidades do aluno surdo e uma maior consciência para contribuir com uma sociedade mais inclusiva. A avaliação final é uma proposta em âmbito educacional ou social para uma melhor acessibilidade do surdo na sociedade tecnológica atual.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Propiciar o processo de inclusão do surdo no ambiente universitário conhecendo suas limitações e potencialidades para uma acessibilidade democrática e efetiva.
PROGRAMA
A história da educação de surdos. As filosofias educacionais: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Etiologia e grau de surdez relacionadas a exclusão social e educacional. Relação entre surdez, linguagem e cognição. As questões culturais e identitárias do sujeito surdo. A LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – como língua de instrução para o surdo e o papel do intérprete na educação do surdo. As limitações e potencialidades do sujeito surdo no mundo tecnológico. O método científico no ensino especial. O protagonismo do surdo nas ações de promoção a saúde em sua comunidade. A educação científica e a inclusão social e educacional do aluno surdo.
METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS
Imersão no tema surdez através de filmes, atividades práticas e contato com os surdos. Aula teórica. Dinâmicas interativas com os profissionais surdos. Relatos da trajetória de professores surdos. Relato de experiências bem sucedidas com alunos surdos. Discussões em grupo sobre a defesa da escola inclusiva e da especial/inclusão do surdo na sociedade tecnológica. Planejamento de uma aula de ciência para surdos usando o método científico.
AVALIAÇÃO
Participação, frequência, apresentação de seminário e do plano de aula.
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
Eggertsdottir, R: Marinósson. G.L. Caminhos para a inclusão. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Fernandes, E. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Laborit, E. O voo da gaivota. São Paulo: Best Seller, 1994.
MacNeill, D. Hand and mind: What gestures reveal about thought. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
Sacks, O. Vendo Vozes. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Vygotsky, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR
Bourdieu, P.A. A economia nas trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 1998.
Hall, S. The question of cultural identity. Politic Press/Open University Press, 1992.
Skliar, C. Actualidad de la Educación Bilingue para sordos. Porto Alegre: Mediação, 1999
Stokoe, W.C Semiotics and human sign language. Mouton: The Hague, 1972