Epigenética
Disciplina Opcional
Dados da disciplina
Código: IBM002
Carga horária: 75h
Horário: Segunda e Quarta de 13h às 17h
Vagas: 15
Descrição
Disciplina oferecida ao Curso de Graduação em Ciências Biológicas- Modalidade Médica.
EMENTA
A definição moderna de epigenética se refere a modificações no DNA ou na cromatina que não envolvem mudanças na sequência de DNA. Trata-se de modificações da ativação de certos genes, mas não a estrutura básica do DNA. Além disso, as proteínas da cromatina associados com DNA podem ser ativados ou silenciados. Isso explica em parte por que as células diferenciadas em um organismo multi-celular podem expressar apenas os genes que são necessários para sua própria atividade. Mudanças epigenéticas são preservadas quando as células se dividem. A pesquisa em epigenética utiliza um grande número de técnicas de biologia molecular visando compreender os fenômenos epigenéticos, incluindo munoprecipitação da cromatina i ( juntamente, as enzimas de restrição sensíveis a metilação, mutantes em enzimas chaves e sequenciamento de pequenos RNAs. Além disso, o uso de métodos de bioinformática tem cada vez maior importância no estudo de fenômenos epigenéticos.
OBJETIVO GERAL
Descrever os avanços de epigenética e seus impactos nas diferentes áreas da biologia. As aulas práticas consistirão de analises computacionais utilizando ferramentas de bioinformática
OBJETIVO ESPECIÍFICO
Descrever os diferentes tipos de modificações epigenéticas: (modificações na cromatina e no DNA
Descrever RNA não codantes
Descrever o efeito das modificações epigenéticas na transcrição
METODOLOGIA
Aulas teóricas e aulas práticas que consistirão de análises de bioinformática nos bancos de dados
AVALIAÇÃO
Avaliação continuada baseada na participação nas aulas. Avaliação final baseada em trabalho individual sobre um aspecto de epigenética discutidos no curso.
BIBLIOGRAFIA
1. RNA- directed DNA methylation. H. Zhang and J-K Zhu (2011) Current Opinion in plant Biology; 14:142-147
2. Epigenetics: heterochromatin meets siRNA .I Dupjedal and k Ekwall )2009). Cell Research 19:282-295