Iniciação à comunicação científica

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BQM014

Carga horária: 45h

Horário: Quarta de 13h às 17h

Vagas: 30

Descrição

Disciplina oferecida aos cursos  de graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica  e Farmácia.

 

EMENTA

 

Da filosofia natural à ciência moderna: marcos e rupturas. O método científico e grandes descobertas científicas. Comunicação científica e gêneros acadêmicos da ciência. Produção científica, principais indicadores de C&T e principais bases de indexação. Noções de sigilo e propriedade intelectual em C&T. Comunicação científica e sociedade. Noções de bioética, ética e integridade em pesquisa. Ética em publicações acadêmicas. Originalidade e cópia na comunicação científica. Plágio, direitos autorais, práticas de citação e  responsabilidade autoral.

 

BIBLIOGRAFIA

 

Alves-Mazotti, A. J.; Gewandsznajder, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

CRANE, D. Invisible colleges: diffusion of knowledge in scientific communities. Chicago: The University of Chicago Press, 1972.

Edmondston, E. J.; Dawson, V.; Schibeci, R. Undergraduate biotechnology students' views of science communication. International Journal of Science Education, vol. 32,n.18, p.2471-474, 2010.

GARVEY, William D.  Communication:  the essence of science. Oxford: Pegamon, 1979.

Meek, L.; Teichler, U.; Kearney, M. Higher education, research and innovation: Changing dynamics. Report on the UNESCO forum on higher education, research and knowledge 2001-2009: UNESCO.

Merton R. K.;  Sztompka, P. (Org). On social structure and science. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

Montgomery, S. L. The Chicago guide to communicating science. New York: University of Chicago Press, 2002.

National Academies. On being a scientist: responsible conduct in research.

3. ed. National Academies Press. Washington, DC, 2009.

Potter, V.R. Bioethics: bridge to the future. New Jersey: Prentice- Hall, 1971.

PRICE, D. J. S. Little science, big science. New York; London: Columbia University Press, 1963.

Silva, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, vol. 13, n.38, maio/ago. 2008.

 

Arquivos