Iniciação à comunicação científica
Disciplina Opcional
Dados da disciplina
Código: BQM014
Carga horária: 45h
Horário: Quarta de 13h às 17h
Vagas: 30
Descrição
Disciplina oferecida aos cursos de graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica e Farmácia.
EMENTA
Da filosofia natural à ciência moderna: marcos e rupturas. O método científico e grandes descobertas científicas. Comunicação científica e gêneros acadêmicos da ciência. Produção científica, principais indicadores de C&T e principais bases de indexação. Noções de sigilo e propriedade intelectual em C&T. Comunicação científica e sociedade. Noções de bioética, ética e integridade em pesquisa. Ética em publicações acadêmicas. Originalidade e cópia na comunicação científica. Plágio, direitos autorais, práticas de citação e responsabilidade autoral.
BIBLIOGRAFIA
Alves-Mazotti, A. J.; Gewandsznajder, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
CRANE, D. Invisible colleges: diffusion of knowledge in scientific communities. Chicago: The University of Chicago Press, 1972.
Edmondston, E. J.; Dawson, V.; Schibeci, R. Undergraduate biotechnology students' views of science communication. International Journal of Science Education, vol. 32,n.18, p.2471-474, 2010.
GARVEY, William D. Communication: the essence of science. Oxford: Pegamon, 1979.
Meek, L.; Teichler, U.; Kearney, M. Higher education, research and innovation: Changing dynamics. Report on the UNESCO forum on higher education, research and knowledge 2001-2009: UNESCO.
Merton R. K.; Sztompka, P. (Org). On social structure and science. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
Montgomery, S. L. The Chicago guide to communicating science. New York: University of Chicago Press, 2002.
National Academies. On being a scientist: responsible conduct in research.
3. ed. National Academies Press. Washington, DC, 2009.
Potter, V.R. Bioethics: bridge to the future. New Jersey: Prentice- Hall, 1971.
PRICE, D. J. S. Little science, big science. New York; London: Columbia University Press, 1963.
Silva, O. S. F. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, vol. 13, n.38, maio/ago. 2008.