Sociologia da Ciência

Disciplina Opcional

Dados da disciplina

Código: BQM612

Carga horária: 45

Horário: Quinta de 13h às 17h

Vagas: 15

Descrição

Disciplina oferecida ao curso de graduação em Ciências Biológicas – Modalidade Médica.

EMENTA

A conjunção de eventos ocorridos nos séculos XIV e XV (tais como a  Renascença, a intensa exploração geográfica, movimento de Reforma da Igreja  e a invenção da prensa móvel) mudou definitivamente a forma de o homem  observar a natureza e a si próprio. Esse novo comportamento influenciou todas  as atividades sociais, inclusive a filosofia natural, como era denominada a  atividade que hoje chamamos de ciência. Em um curto espaço de tempo na  história do homem, a prática da filosofia natural dá lugar a uma nova  prática, calcada na experimentação e na matemática para descrever fenômenos  naturais.

       Aos poucos, essa nova atividade vai deixando de ser hobby e ganha adeptos e  reconhecimento, especialmente após meados do século XIX, quando ela passa a  ser incorporada pelas universidades, dando-lhe status de atividade social. Já  no século XIX, o ritmo do desenvolvimento científico e tecnológico cresceu de  forma espetacular. Como consequência, a vida no planeta sofreu alterações  substanciais, muitas delas impulsionadas pelas invenções e descobertas  oriundas da atividade científica. Assim, naturalmente estabeleceu-se uma  relação entre o homem e a ciência.

       A complexa relação entre a atividade científica e outras atividades humanas,  como a religião, filosofia, economia, sociologia, educação, política etc. favoreceu o aparecimento de novas disciplinas, dentre as quais a filosofia da  ciência e a sociologia da ciência, que têm se debruçado sobre diferentes  questões que cercam e permeiam a atividade científica na sociedade  contemporânea. Algumas destas questões são, então, trazidas na  disciplina “Sociologia da Ciência”, que tem a proposta é discutir tópicos que  abordam o caráter social da atividade científica, desde a natureza social da  ciência, as relações entre ciência e sociedade, o processo social da  descoberta científica, organização do trabalho científico até ética na  ciência.

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA

A proposta do curso é discutir tópicos que abordam o caráter social da atividade científica, desde a natureza social da ciência, as relações entre ciência e sociedade, o processo social da descoberta científica, organização do trabalho científico até ética na ciência.

PROGRAMA

  • Renascimento, Galileu e o nascimento da Ciência Moderna;
  • A ciência segundo Popper e Kuhn;
  • O Ethos da ciência e o efeito Mateus (Robert Merton);
  • Ciência como campo de disputas (Pierre Bourdieu);
  • Do papiro ao paper: as funções da comunicação científica (Bruno Latour);
  • Os cientistas e suas crenças religiosas;
  • Ciência e sociedade: qual a imagem de cientista?
  • A crise da ciência moderna

METODOLOGIA

Aulas expositivas. Apresentação e discussão de artigos e textos apresentados pelos alunos sobre os temas do programa. Organização e apresentação de seminários sobre teóricos de filosofia e sociologia.

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA

Bourdieu, P. Os usos da Ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. Unesp, 2004.

Kuhn, T. As Estruturas das Revoluções Científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001

Latour, B & Woolgar, S. A credibilidade científica (cáp. 5) em: A vida de laboratório. A produção dos fatos científicos. Rio de janeiro: Delume Dumurá, 1997

Ronan, C. A. (1983) História Ilustrada da Ciência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, v.1.2.3.4

Oliva A. Filosofia da Ciência. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2003.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR

Alves-Mazzoti, A.J.  & Gewandsznaj, F. A ciência natural: Os pressupostos filosóficos. Em: O Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2002.

Ethics and Scientific Publication. Adv Physiol Educ 29:59-74, 2005.

Mead e Metraux (1957) The image of the scientists among high-school students: a pilot study. Science 126 (3270)

Merton R. (1968) The Matthew Effect in Science. Science 159 (3810) 56-63.

Scientists behaving badly. Nature. Vol 435 9 June 2005.

Sousa Santos, B. Um discurso sobre as Ciências na Transição para uma Ciência Pós-moderna (1988) Estudos Avançados v.2, n. 2, 46-71.

Vogt e col. Percepção pública da ciência: uma revisão metodológica e resultados para São Paulo. Em: Landi, F.R. (coord). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. São Paulo: FAPESP, 2005

Ziman, J. Who was a scientist? In: The force of knowledge. The Scientific dimension of society. London: Cambridge Univ. Press, 1976.

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