Modelos de divulgação científica
Disciplina Obrigatória
Dados da disciplina
Código: BME710
Carga horária: 60
Descrição
Princípios gerais da divulgação científica: tendências e escolas. História da divulgação científica no Brasil. Os diferentes veículos: revistas, jornais, cinema, televisão, computadores, museus, exposições, conferências, peças publicitárias. Fontes de divulgação científica: cientistas e/ou jornalistas. Alvos da divulgação científica: escolares em vários níveis, estudantes universitários, professores de nível superior e o público amplo não setorizado.A disciplina visa capturar o interesse dos alunos para a divulgação científica e iniciá-los nesse campo através de atividades teóricas e práticas, os alunos terão a oportunidade de conhecer diversos conceitos teóricos da área, através de debates em seminários e bibliografia específica. Durante o curso serão realizadas visitas monitoradas a Museus de Ciências, no Rio de Janeiro. Principais modelos e princípios adotados na área da divulgação da ciência, o panorama internacional e os contextos culturais e históricos em que eles surgiram.
Bibliografia:
BLUM, D. e KNUDSON, M. A field guide for science writers. Nova Iorque, Oxford University Press, 1997.
CALVO HERNANDO, M. Teoria e técnica do jornalismo científico. São Paulo, ECA/USP, 1970
GUIMARÃES, E. (org). Produção e circulação do conhecimento. Campinas, Pontes Editores, 2001.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1996.
SCANLON, E. e col. Communcating Science. Nova Iorque, The Open University, 1999.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISMO CIENTÍFICO. Imprensa, ciência e sociedade. Salvador, 1985.
BARRAS, Robert. Os cientistas precisam escrever. São Paulo, T.A. Queiroz Editor, Edusp, 1979.
BAUER, M. La longue durée of popular science, 1830 – present. In: Devèze-Berthet. (Ed.). La promotion de la culture scientifique. Paris: PUF, 1996. p. 75-92.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação e saúde: uma experiência brasileira. São Paulo, Editora Plêiade, 1996.
BUCCHI, Massimiano. Science and the media: Alternative routes in scientific communication. Nova Iorque, Routledge, 1998.
DILLON, A. ; GABBARD, R. Hypermedia as an educational technology : a review of the quantitative research literature on learner comprehension, control and style. Review of Educational Research, v. 68, n. 3, p. 322-349, 1998.
FAPESP. Do laboratório à sociedade. Resultados de projetos temáticos em São Paulo. Volume 2. São Paulo, 1999.
FAYARD, Pièrre-Marie & CARBOU, Delphíne. Fusion Chaude. Des innovatíons em comunication publíque des sciences. França, L'actualité Peitou/Charentes, / s.d./
FAYARD, Pièrre-Marie. Toward the sharing off intelligence: historical dynamic and current trends of public communication of science & tecnology in Europe. In: Intercom. Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, Intercom, vol. XIX, nº 1, janeiro/junho 96, p.69-79.
LISBOA, Luiz Carlos (coord). Visões do novo milênio. São Paulo, Mercuryo, 1999.
MARQUES, Paulo. Tecnologia no cotidiano. São Paulo, Diagrama & Texto, 1986.
MORA, Ana María Sánchez. La divulgación de la ciencia como literatura. México, Universidad Nacional Autónoma de México, 2000
MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. O que o brasileiro pensa da ciência e da tecnologia. Rio, Ministério de Ciência e Tecnologia/CNPq, 1987.
NELKIN, Dorothy. Selling Science. How the press covers science and technology. Nova Iorque, W. H. Freeman and Company, 1995.
PAVAN, Crodowaldo e KREINZ, Glória. A espiral em busca do infinito: ensaios sobre o divulgador científico José Reis. São Paulo, NJR/ECA-USP, 1998.
PAVAN, Crodowaldo e KREINZ, Glória. Os donos da paisagem. Estudos sobredivulgação científica. São Paulo, ECA-USP, 2000
REQUEPLO, Philippe. Le partage du savoir: science, culture, vulgarisation. Paris, Editions de Seuil, 1974.
SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo, Cia. das Letras, 1996.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. A ciência na televisão: mito, ritual e espetáculo. São Paulo, Annablume, 1999.