Publicado em 04/05/2020

Carta de pesar

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2020.

O Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do médico cirurgião oncológico e cientista Prof. Dr. Marcos Fernando de Oliveira Moraes. Com amplo currículo em oncologia, o Dr. Moraes foi membro da Academia Nacional de Medicina, tendo sido seu presidente em duas ocasiões. Foi também diretor do Instituto Nacional do Câncer (INCA), tento tido um importante papel na atual excelência clínica e cientifica da instituição. Durante sua gestão junto ao INCA, ampliaram-se ações para a detecção precoce do câncer. Ampliou e apoio decisivamente a pesquisa científica no INCA.

O IBqM tem um apreço especial ao Dr. Moraes. Ele teve um importante papel na fundação do Programa de Oncobiologia. Trata-se de um programa interinstitucional com a missão de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia do Câncer. Como forma de mostrar este apreço, o IBqM homenageia o Dr. Moraes com seu nome no auditório de Oncobiologia. Por toda a sua contribuição, o Dr. Moraes também foi indicado como professor emérito do nosso instituto.

À família expressamos nossas condolências e solidariedade neste momento difícil. Mas desejamos que o tempo transforme esta dor em coragem. Que a sua força de vida e exemplo como cidadão sirva de modelo para este país que tanto carece de memória. Exemplo também para todos nós. Que a família se fortaleça e se orgulhe sempre de ter sido parte da sua história.

Subscrevo com a representatividade de toda a comunidade do do IBqM. Nosso carinho,

Fabio C. L. Almeida

Diretor Geral

Instituto de Bioquímica Médica – CCS/UFRJ.