Publicado em 03/05/2015

Cerimônia marca posse da nova direção do IBqM

Na manhã da quinta feira desta semana (30/04) foi realizada, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cerimônia de posse da nova diretora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Na ocasião, a Profª Russolina Benedeta Zingali tomou posse da direção geral do Instituto junto ao Profº Fábio Ceneviva Lacerda de Almeida que assumiu a vice-direção deste novo mandato (2015/2016).

Na cerimônia, a nova diretora prestou em seu discurso uma breve homenagem ao fundador do nosso Instituto, o Professor Leopoldo de Meis: “Dirigir um instituto na ausência do Profº Leopoldo não será trivial, sentiremos muito a sua falta e por isso temos obrigação, não de preencher essa lacuna insubstituível, mas de sermos fiéis a sua missão, missão que nos foi transmitida pelo Professor Leopoldo, que é a missão da excelência, excelência na pesquisa, excelência no ensino e excelência na extensão.”

A principal meta desse novo mandato é transformar em realidade o prédio Fronteiras, pois, segundo a Profª Russolina, “O projeto inicial e inovador do Fronteiras pretende trabalhar com novos recortes disciplinares dentro dos campos dos saberes das ciências que pretende ultrapassar a fronteira das unidades e dos departamentos e fomentar a interação intelectual através de projetos transdisciplinares, e isso é fundamental, o projeto ainda é na sua concepção bastante inovador.”

A ocasião contou também com uma homenagem ao Professor Mário Alberto Cardoso da Silva Neto, que recebeu uma placa de agradecimento pela sua contribuição como diretor do Instituto por dois mandatos consecutivos (2011-2012 e 2013-2014).