Publicado em 09/05/2020

DiagSyn – o dispositivo multidiagnóstico de infecções virais

A equipe Osiris Rio UFRJ, primeira equipe universitária de competição de Biologia Sintética do Estado do Rio de Janeiro, está desenvolvendo o DiagSyn, o dispositivo multidiagnóstico capaz de detectar infecções virais em qualquer estágio da doença. Inicialmente idealizado para o diagnóstico de doenças transmitidas por mosquitos Dengue, Zika e Chikungunya, pode ter sua aplicação expandida para detecção de outros vírus como o SARS-CoV-2, agente causador da COVID-19, doença caracterizada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde desde 11 de março de 2020 e que tem sido responsável por mais de 200 mil óbitos mundialmente.

A equipe Osiris Rio UFRJ é formada por uma equipe multidisciplinar com alunos da área de Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Nanotecnologia e é coordenada pelas Profa. Mónica Montero Lomeli do IBqM e Fabiana Carneiro, Campus Duque de Caxias,NUMPEX-Bio, UFRJ. Tem parceria dos professores Emerson Schwingel e Fernando Cincotto, ambos do Instituto de Química, UFRJ, e com a empresa APTAH Biotecnologia.

Acompanhe o nosso projeto e conheça os nossos integrantes nas redes socias:Facebook: https://www.facebook.com/osirisrioufrj/ e Instagram: @osirisrioufrj

Equipe:

img2

img3