Publicado em 09/05/2020

Divulgação Científica no Enfrentamento à COVID-19

Iniciativa do Laboratório de BioCalorimetria (LaBioCal) visa levar informações confiáveis sobre a COVID-19 para todos os públicos,

Vídeos animados e de curta duração da “Série Conhecer” ou “Mito ou Verdade” do canal “Tempo de Ciência” no YouTube procuram esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus (SARS-CoV2), causador da COVID-19, através de vídeos animados e de curta duração. A inspiração para as dúvidas abordadas nos vídeos vem de mensagens falsas enviadas em massa nos grupos do WhatsApp. As informações compartilhadas no canal são baseadas em conhecimentos básicos de Bioquímica ou foram obtidas de artigos científicos de revistas de alto impacto, garantindo que o público receba informações corretas, mas, utilizando uma linguagem simples e objetiva.

Criado pelo Laboratório de BioCalorimetria (LaBioCal), do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da UFRJ, o canal reúne professores universitários, doutorandos, mestrandos e alunos de Iniciação Científica que acreditam que comunicar a Ciência é um imperativo social, sendo tão importante quanto fazer pesquisa.

Voltado para um público de todas as idades e formação, além dos vídeos que tratam especificamente da COVID-19, no canal ainda é possível encontrar vídeos com sugestões de experimentos simples e de baixo custo para a Educação Básica, além de conteúdos relacionados à Bioquímica para a graduação.

Conheçam e curtam o Especial Coronavírus do LaBioCal:

Série Conhecer
1. Pandemia, epidemia e endemia

2. Micro-gotas no ar como fonte de infecção viral

Mito ou Verdade?
1. É verdade que o vírus “morre” em temperaturas maiores que 26 °C?

2. É necessário passar álcool gel nas mãos após lavá-las com água e sabão?

3. Posso me infectar com o coronavírus mesmo sem estar em contato com uma pessoa infectada?

4. O pH dos alimentos ajuda a prevenir a infecção pelo novo coronavírus?

5. Mito ou Verdade #5_Limão & Bicarbonato elimina o coronavírus?