Publicado em 20/04/2016

Exposição gratuita sobre câncer é inaugurada em Caxias

O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Talvez, por isso, 70% da população associe a doença a dor, morte e sofrimento e, diante do medo, evite fazer exames ou ir ao médico, com receio de descobrir um tumor. A maioria dos jovens acredita que a doença atinge mais os idosos e, por isso, não se preocupa em adotar hábitos saudáveis. Mas é exatamente nessa fase da vida que costumes simples como alimentação saudável, atividades físicas, lazer, sexo com camisinha e filtro solar bem aplicado podem contribuir para evitar doenças no futuro.

Com esse panorama, o Programa de Oncobiologia da UFRJ, em parceria com o Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias, e a Fundação do Câncer inaugurarão, no dia 28 de abril, a exposição “Saudável Mente”. Direcionada ao público jovem e seus familiares, a ExpoCâncer é também acessível a cegos e surdos, através de audiodiscrição e Libras.

A ExpoCâncer traz, de uma forma lúdica, informações de como se prevenir contra a doença. A ideia começou de um encontro casual entre as jornalistas Carla Almeida, na época, trabalhando no Museu de Caxias, e Claudia Jurberg, coordenadora  do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ que resolveram, junto com Mônica Dahmouche, diretora do Museu, e os consultores da Fundação do Câncer, Cristina Perez, Mariana Coutinho e Alfredo Scaff, se associar e apresentar um projeto, em 2014, no edital de Difusão e Popularização da Ciência da FAPERJ.

O projeto foi aprovado e para a expografia foi contratada a empresa Disarme Gráfico. Juntos escolheram como cenário a montagem de uma casa imaginária em uma planta baixa, onde os personagens Thiago e Mila discutem vários aspectos sobre fatores de risco associados ao câncer. Estes personagens, o Thiago e Mila, são frutos de uma produção anterior do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia que, durante dois anos, contou com uma aluna da Escola de Belas Artes da UFRJ, Carla Zucchi. Os roteiros foram produzidos por Priscila Biancovilli, Luisa Picanço, Fernanda Torres, entre outros colaboradores, e os personagens ilustravam a página do Facebook do Programa de Oncobiologia, abordando desde temas mais corriqueiros a outros inimagináveis pelo grande público.

As tatuagens tão disseminadas no Brasil podem ser um foco para se contaminar e desenvolver um câncer, assim como alicates contaminados. Infelizmente, poucos sabem disso. E as escovas progressivas são realmente um fator de risco para o câncer? Câncer pega? Todo tumor é um câncer? As redes wi-fi podem contribuir para o aparecimento de um câncer? Estas e outras muitas perguntas estão espalhadas pela casa da Mila. Muitas dúvidas são mitos, outras são verdades científicas. E para conferir o que é mito ou verdade, vale a pena visitar a exposição! Quem for, ainda levará para casa um gibi com todas as histórias do casal.

EXPOCANCER email convite

Serviço:

Exposição Saudável Mente
Inauguração: de 28 de abril
Local: Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias.
Endereço: Rua Aílton da Costa s/n, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias.
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Entrada gratuita!